Pular para o conteúdo principal

Oito pessoas, uma delas com um seio artificial - parte da campanha Outubro Rosa - nas mãos, posam para a foto.
Foto: Divulgação PBH

Movimenta PBH promove Campanha Outubro Rosa entre os servidores

criado em - atualizado em

O programa Movimenta PBH da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, em parceria com a Unimed-BH, promove, até o dia 25 deste mês, atividades em diversos órgãos da Prefeitura para marcar a Campanha Outubro Rosa. Locais e datas podem ser conferidos neste link.

 

O objetivo, segundo a gerente da Gestão do Desenvolvimento, Ligia Rache, é conscientizar sobre a importância do autoexame e do diagnóstico precoce do câncer de mama, com a realização da mamografia, que assegura maior eficácia quando o assunto é redução da mortalidade. “O movimenta PBH tem como um dos pilares a promoção da saúde, por meio de ações que propiciam a melhoria da qualidade de vida dos servidores, bem como a redução dos problemas e de danos decorrentes de algumas doenças. A partir da articulação de campanhas de várias naturezas e por vários meios, pretendemos promover formas de vida mais saudáveis, bem como divulgar políticas públicas que tenham como objetivo a melhora da qualidade de vida e bem-estar das pessoas. A prevenção de riscos é também uma forma de promoção da saúde”, destacou a gerente. 

 

Entre as ações da campanha, uma intervenção pontual nas unidades de trabalho dos servidores, com dinâmicas em grupo utilizando um protótipo de mama para instruir os servidores a realizarem o autoexame e a identificarem, por meio do toque, os diferentes tipos de nódulos relacionados ao câncer de mama e suas qualificações relacionadas ao risco da doença e as principais recomendações.  “Vamos até o servidor para explicar sobre importância do autoexame e da mamografia”, explicou Eliza Antunes, enfermeira da Unimed-BH, parceira nessa ação. “A prevenção é muito importante. A mamografia anual é necessária a partir dos 50 anos, mas antes dessa idade é importante fazer o autoexame pelo menos uma vez por mês. Se algum nódulo for detectado, a pessoa deve procurar o médico imediatamente. Nas ações usamos a Mama Amiga, protótipo de uma mama com um lado saudável e outro com nódulos, para que as pessoas possam identificar as diferenças”, destacou a enfermeira. 

 

Juliane Bellico, coordenadora de Frequência e Férias da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, considerou o evento superimportante.  “A mulher deve conhecer o seu corpo e o toque tem que ser feito frequentemente. Na campanha do ano passado, descobri uma possível lesão de mama ao realizar o autoexame. Procurei ajuda médica e, graças a Deus, não tive nada. A mulher deve se tocar e não pode ter vergonha disso. Faço a mamografia periodicamente e está tudo ótimo”, enfatizou a servidora.

 

“Esta campanha é relevante”, disse Yara Lourenço, que trabalha na Diretoria Central de Administração de Pessoal. “A enfermeira ensinou como realizar o toque nas mamas e isso nos ajuda a ficar mais atentas quanto a nódulos e cistos. Aprendi as técnicas e vou fazer o autoexame mensalmente. Temos que nos conscientizar da importância da prevenção. O uso da Mama Amiga também foi muito legal para aprendermos a nos cuidar”. 

 

O Movimenta PBH também montou pontos de coletas nos prédios públicos municipais para doação de lenços a mulheres em tratamento do câncer e iluminou o prédio Del Rey, onde estão lotados os servidores das secretarias municipais de Cultura; Desenvolvimento Econômico; e Planejamento, Orçamento e Gestão, bem como a Coordenadoria Atendimento Regional Centro-Sul.