Pular para o conteúdo principal

Funcionária da Prefeitura tendo sessão gratuita de auriculoterapia (acupuntura na orelha)
Foto: Divulgação PBH

Movimenta PBH promove ações para discutir sobre saúde mental

criado em - atualizado em

 

O programa Movimenta PBH promoveu em janeiro atividades para marcar a campanha “Janeiro Branco” em diversas unidades da Prefeitura. O objetivo foi conscientizar as pessoas para a promoção e a difusão da saúde mental. Para isso, foram realizadas blitze de combate ao estresse e sessões gratuitas de auriculoterapia (acupuntura na orelha) para os servidores.

Durante as blitze, os servidores foram convidados para um bate-papo sobre autoconhecimento e autocontrole, com dinâmicas para simular situações de estresse e as respectivas reações. “Casos relacionados a crises financeiras, bem como brigas no trânsito e tensões no trabalho e nos relacionamentos interpessoais foram discutidos durante os encontros”, conta a gerente de Gestão do Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Lígia Rache, que também integra o Movimenta PBH.

Marcela Ferreira, enfermeira do Centro de referência em Saúde Mental do Barreiro se diz muito ansiosa e, por isso, aprova esse tipo de intervenção no trabalho. “Gostei muito desta iniciativa e, por ser muita agitada, recebi um alerta para ficar mais atenta em relação aos efeitos dessa condição”.

Paulete Vieira é servidora da Subsecretaria de Gestão Previdenciária e também participou das atividades. “Tento participar de todas as atividades em prol do servidor. Levo estas ações em especial, pois estou em um momento de dar mais atenção à minha saúde, principalmente no lado físico e emocional. Não conhecia a auriculoterapia e gostei muito. Falei com o técnico sobre minhas dores nas costas e ele me passou algumas ações de relaxamento”.

Segundo Lígia, um dos eixos do Programa Movimenta PBH é a promoção e prevenção da saúde dos servidores, contendo ações que tratam de diversas temáticas/patologias ao longo do ano. Desde a publicação da Lei 11.138 de 23 de outubro de 2018, que instituiu o “Janeiro Branco”, ações referentes à saúde mental fazem parte do cronograma.