Pular para o conteúdo principal

Logo do aplicativo Rotativo Digital

Motofretistas de Belo Horizonte podem usar gratuitamente o sistema de Rotativo

criado em - atualizado em

O sistema de Rotativo Digital de Belo Horizonte também poderá ser usado pelos motofretistas que trafegam pela capital a partir de do dia 16/10, próxima terça-feira. Para isso, os motofretistas deverão baixar um dos aplicativos credenciados ou fazer a ativação do uso da vaga em um ponto de venda fixo. É importante ressaltar que o motofretista não compra créditos eletrônicos, nem paga nada pelo uso da vaga, sendo o cadastro gratuito.
 

A BHTrans, atendendo a um pedido dos representantes da categoria de motofretistas, está agregando ao sistema do Rotativo Digital o controle do tempo de permanência nas vagas. A reivindicação da categoria visa garantir a rotatividade das vagas e, assim, a agilidade na prestação do serviço pelos motofretistas cadastrados. Belo Horizonte conta com 573 vagas para motofrete no sistema de Estacionamento Rotativo (veja os locais). O tempo de permanência máximo nessas vagas é de uma hora.
 

O motofrete é uma profissão regulamentada na capital pela Lei 10.220/2011 e pela portaria BHTrans DPR 129/2011, que exigem registro e licenciamento do veículo na categoria aluguel junto ao Detran-MG (placa vermelha), registro do condutor expedido pela BHTrans e inspeção técnica semestral.

 

Print de telaprint de tela

 

Saiba mais sobre o cadastro para motofretista.

 

Sobre o Estacionamento Rotativo - A implantação do rotativo é uma medida adotada como forma de democratizar a utilização das áreas de estacionamento para veículos. O sistema é implantado onde a quantidade de veículos que necessitam estacionar é maior que o número de vagas físicas disponíveis. O Estacionamento Rotativo aumenta a oferta de vagas nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer, oferecendo aos motoristas mais oportunidades de estacionamento, e contribui para melhorar a qualidade de vida, com o aumento da fluidez do trânsito.
 

Atualmente, o sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte conta com 23.452 vagas físicas que, se respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 105.830 oportunidades de estacionamento em 876 quarteirões da capital. A utilização do Estacionamento Rotativo (crédito eletrônico ou folha) custa R$ 4,40 e é válida para qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h). Além dos aplicativos, os créditos eletrônicos podem ser adquiridos em quase 429 postos de venda credenciados da capital. As folhas não serão mais vendidas a partir de 26/10/2018. As que já foram adquiridas continuam valendo.
 

O sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, aos sábados das 8h às 13h (em alguns locais o uso da folha não é exigido aos sábados) e aos domingos em alguns locais como o Parque das Mangabeiras. Verifique sempre a regulamentação na placa.
 

O Estacionamento Rotativo possui um bônus destinado ao estacionamento gratuito por até 30 minutos. Dessa forma, se o usuário vai fazer um serviço rápido, ele pode utilizar o bônus e estacionar gratuitamente em qualquer área de estacionamento rotativo, não tendo que pagar para estacionar por apenas alguns minutos.
 

Para onde vai a receita do Estacionamento Rotativo? - A receita líquida do sistema é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação.

 

Estacionamento Rotativo Digital – Ficou mais simples estacionar nas ruas da cidade. Em 26 de junho, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans e da Prodabel, lançou o Estacionamento Rotativo Digital. Com o aplicativo no celular ou em postos de vendas o motorista pode comprar créditos eletrônicos para usar nas vagas de estacionamento rotativo da capital. Em setembro, o Rotativo Digital completou três meses de operação. Confira os números:

 

Período de 26/6 a 9/10

Aquisições: 769 mil créditos

Ativações dos créditos: 562 mil créditos

Atualmente são 429 postos de venda de créditos eletrônicos

 

Os aplicativos credenciados para compra de crédito estão disponíveis nas lojas virtuais para Android e iOS. Acessando a página da BHTrans no Portal PBH, o usuário pode baixar o seu favorito nas lojas virtuais. Após o cadastramento da placa do carro, podem ser escolhidas a quantidade de créditos e a forma de pagamento (cartão de crédito, débito ou boleto). Depois, é só ativar o rotativo quando estacionar, com atenção para o tempo de permanência indicado na placa de regulamentação.

Nos aplicativos, o usuário pode cadastrar quantas placas de veículos desejar, mas apenas duas dessas placas poderão estar ativadas em um mesmo momento. Todos os usuários terão 30 minutos de bônus por cada crédito adquirido, como na folha de papel de estacionamento.

 

Saiba mais sobre o Estacionamento Rotativo Digital e conheça os aplicativos.

 

Histórico Estacionamento Rotativo - O Estacionamento Rotativo pago no Município de Belo Horizonte foi criado pela Lei 1.410 de 9/11/1967, que foi regulamentada pelo Decreto 2.388 de 25/7/1973. A implantação de áreas com exigência de uso do rotativo em Belo Horizonte teve início em 1976. Em 1992, a BHTrans (criada em 1991) assumiu o gerenciamento do serviço de táxi, escolar e também do Estacionamento Rotativo.