Pular para o conteúdo principal

Foto com foco nas mãos de uma pessoa que segura uma ampola de vacina
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Mostra que valoriza iniciativas bem-sucedidas na saúde pública tem etapa final

criado em - atualizado em

Exemplos de iniciativas bem-sucedidas na rotina da rede pública de saúde de Belo Horizonte serão apresentados, nesta quarta-feira, dia 17/10, na etapa final da “Mostra SUS-BH - Promoção da Equidade: Cuidar de Quem Mais Precisa”, no Teatro Francisco Nunes, das 9h às 17h. Em quase dois meses de apresentações, foram avaliados 126 trabalhos e, durante o evento, serão conhecidas as três iniciativas campeãs.
 

A mostra, promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo estimular, fortalecer e divulgar as ações que inovam a garantia do direito à saúde e, de maneira especial, voltadas às populações mais vulneráveis do Município de Belo Horizonte.
 

No evento será lançado, também, o selo “Somos SUS-BH”, que visa fortalecer a imagem do Sistema Único de Saúde junto à sociedade. O selo será utilizado pelos trabalhadores nos crachás de identificação, em eventos e materiais informativos da rede SUS-BH.

 

Integra Pop Rua

Também nesta quarta-feira, dia 17, a Secretaria Municipal de Saúde, em uma ação intersetorial, promove o “Integra Pop Rua”, quando serão oferecidos serviços de promoção à saúde, de proteção social para a população em situação de rua. A ação será realizada no Parque Municipal, em frente ao teatro Francisco Nunes, das 9h às 16h30.
 

O Integra Pop Rua contará com avaliações clínicas, vacina contra hepatite B, orientações de saúde bucal, tuberculose e doenças respiratórias, prática de atividades físicas, saúde sexual, corte de cabelo e autocuidado. Serão ainda repassadas orientações sobre benefícios sociais e direitos do cidadão. Também haverá contação de histórias, cantinho da leitura, jogos de tabuleiros e mesas de totó. Os participantes poderão conhecer, ainda, a ação “Jardim das Gentilezas”, realizada por estudantes da Escola Integrada e da Escola Aberta.
 

A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Comitê de Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua de Belo Horizonte e Defensoria Pública.