Pular para o conteúdo principal

Moradores do Céu Azul ganham novo Centro de Saúde
Foto: Rodrigo Clemente

Moradores do Céu Azul ganham novo Centro de Saúde, mais amplo e moderno

criado em - atualizado em

O prefeito Álvaro Damião inaugurou nesta segunda-feira (26) a nova sede do Centro de Saúde Céu Azul, na Regional Venda Nova. Após uma reestruturação completa, os 18 mil usuários cadastrados na unidade, assim como os profissionais que atuam no local, passaram a contar com um ambiente amplo e mais moderno. 

Essa é a 54ª entrega de um equipamento da rede SUS-BH reconstruído por meio de Parceria Público-Privada (PPP), o que fortalece o compromisso do município com a ampliação e modernização da Atenção Primária à Saúde (APS).

"Começar a semana inaugurando um Centro de Saúde da qualidade de nossos centros é prazeroso demais e um sinal de que estamos no caminho certo. As nossas PPPs são um exemplo para o mundo inteiro e eu já saí do país para palestrar sobre isso", afirmou o prefeito, referindo-se à participação em abril no "PPP Américas 2025", realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Lima, no Peru.  

Para garantir o acolhimento dos usuários, a unidade teve uma ampliação na quantidade de consultórios, saindo de 14 para 17. A nova unidade tem, ainda, espaços para atendimentos odontológicos; salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta e vacina, além de farmácia, área para Zoonoses e setores administrativos. Atualmente, são cinco Equipes de Saúde da Família, além de ginecologista, clínico de apoio, psiquiatra e pediatra. Há, ainda, três equipes de Saúde Bucal.  

O modelo adotado em Belo Horizonte prevê que as obras, os serviços não assistenciais e a manutenção das unidades fiquem sob a responsabilidade da parceria privada. Já o atendimento aos usuários segue a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, com a prestação de 100% do serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).