14 December 2022 -
A Prefeitura de Belo Horizonte foi convidada a apresentar na 78ª Edição do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais as ações implementadas nos últimos anos para modernizar a gestão previdenciária. O evento reuniu gestores de todo o país para troca de experiências e compartilhamento de ações inovadoras.
O Município foi representado no evento pelo subsecretário de Gestão Previdenciária e da e da Saúde do Segurado da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gleison Souza, que destacou os avanços alcançados na área.
Um dos projetos que despertou grande interesse dos secretários foi o da implantação do simulador de benefício on-line da PBH. Trata-se de uma solução eficaz e segura para o servidor, que consulta pela internet quando poderá se aposentar e em quais regras. Com a criação do Núcleo de Inteligência Previdenciária, a Prefeitura ampliou e intensificou nos últimos anos mecanismos de controle para coibir e identificar fraudes previdenciárias. De 2017 até agora, mais de R$55 milhões foram economizados dos cofres municipais”, explicou o subsecretário.
Além disso, a Prefeitura tem atuado na otimização e na informatização de processos, como a digitalização de documentos que fizeram com que o indicador de tempo de concessão de aposentadoria diminuísse de 10 meses, em 2017, para os atuais 33 dias.
Outra importante melhoria foi a solicitação de diversos serviços, como aposentadoria e pensão por morte, por meio do Portal do Segurado ou via aplicativo. O Município também implantou o Regime de Previdência Complementar e digitalizou 1,3 milhão de prontuários médicos. Todo esse trabalho fez com que o Município conquistasse o nível II do Programa de Certificação Pró-Gestão, do Governo Federal, pela excelência no modelo de gestão adotado no Regime Próprio de Previdência Social.
As ações de modernização adotadas fazem parte do Contrato de Metas e de Desempenho da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão.