8 Fevereiro 2023 -
O Cine Santa Tereza exibe, no próximo dia 11, às 16h30, três curtas-metragens do Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH), sendo um deles "A Vida Secreta das Películas". A sessão é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura que apresenta o Museu à população, por meio de seu setor educativo, assim como suas respectivas ações voltadas para o universo da preservação, salvaguarda, difusão e democratização do acesso aos acervos audiovisuais da instituição. A entrada é gratuita mediante retirada de ingressos no site www.diskingressos.com.br, ou na bilheteria do Cinema. A programação completa do Cine Santa Tereza pode ser consultada no portal da PBH.
Será lançado o curta-metragem "A Vida Secreta das Películas", que aborda a preservação audiovisual, uma das principais atividades do MIS BH, e que é fruto de uma oficina de pixilation oferecido pelo Museu na Semana das Crianças, em 2022. O filme foi produzido a partir dos materiais feitos pelas crianças, durante a oficina de storyboard e criação de roteiro, como os desenhos que serviram de cenário da animação, efeitos sonoros e musicais. Ele utiliza técnicas de pixilation e stop motion, com as quais as crianças exploraram o acervo do Museu. A sessão será comentada, contando com a presença dos diretores, Soraia Nogueira e Paulo Udi, e das crianças que produziram o filme.
A diretora de museus da Fundação Municipal de Cultura, Janaína Melo, ressalta a importância da iniciativa. "Com o filme 'A vida secreta das películas' todos aprenderam se divertindo: as crianças que fizeram parte da oficina de produção do filme se envolveram e experimentaram ações relacionadas com a conservação, pesquisa e produção do audiovisual, já a equipe técnica do MIS-BH de uma forma lúdica e por meio do olhar atento das crianças pode reforçar e reconhecer o museu como espaço de experiência, poroso e aberto para a construção coletiva de significados", afirma.
Também serão exibidos dois curtas sobre os Cinejornais, que dão visibilidade ao trabalho de preservação e difusão acervo do MIS BH, e dialogam com a exposição em cartaz atualmente no museu, "Cinejornais em Belo Horizonte", que oferece ao público um panorama da história da cidade a partir destas produções. Os curtas-metragens “Belo Horizonte pelas telas do cinema” e "Belo Horizonte 125 anos – Praça da Liberdade: ontem e hoje", sendo que este segundo foi produzido pelo MIS BH em parceria com a Belotur, são produções audiovisuais do museu que convidam o público a viajar pela história de Belo Horizonte. Os dois curtas foram criados a partir de Cinejornais e dão visibilidade ao acervo do MIS BH, além de seu trabalho de preservação e salvaguarda desses materiais.
Exposição “Cinejornais em Belo Horizonte”
A atual exposição em cartaz no MIS BH, Cinejornais em Belo Horizonte, pode ser visitada de quarta-feira a sábado, das 11h às 18h, no endereço Av. Álvares Cabral, 560, bairro Lourdes. A mostra aborda diferentes aspectos dos cinejornais, desde o surgimento à decadência, do processo de produção à conservação das películas, o uso da linguagem cinematográfica, e também como essas produções foram utilizadas enquanto ferramentas de discursos por autoridades ao longo da história. A partir de três eixos temáticos - o carnaval, os rios urbanos, e as ausências -, a mostra pretende apresentar um panorama sobre as práticas discursivas ao redor desses temas, promovendo também um diálogo entre o passado e o presente. Para isso, são apresentados cinejornais sobre os temas citados, contrastados com imagens e manchetes de jornais atuais.
SERVIÇO |
Programação completa
11/2, sábado, 16h30
A vida secreta das películas
(Soraia Nogueira e Paulo Udi | Minas Gerais | 2022 | 7 min)
O curta-metragem de animação aborda o universo da preservação audiovisual. Na animação, uma película ganha vida e, fugindo de duas crianças, percorre as instalações e o acervo do Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte - MIS BH. O filme foi realizado por meio das técnicas de pixilation e stop motion, e foi produzido em oficina no MIS BH, onde as crianças exploraram o acervo da instituição e o universo da preservação audiovisual.
Belo Horizonte pelas telas do cinema
(MIS-BH | Minas Gerais | 2022 | 1 min)
A cidade de Belo Horizonte é apresentada a partir dos cinejornais, informativos que eram exibidos nos cinemas antes da sessão principal. No filme, o público é convidado a “viajar” ao século passado, de encontro a uma Belo Horizonte bem diferente da cidade que vivenciamos nos dias de hoje.
Belo Horizonte 125 anos – Praça da Liberdade: ontem e hoje
(MIS-BH | Minas Gerais | 2022 | 1 min)
O vídeo, uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som de Belo
Horizonte/FMC e a Belotur, revela cenas da capital mineira filmadas em dois tempos. Cenas da Praça da Liberdade do início do século passado são apresentadas em contraposição com o cenário atual, filmadas da mesma localidade, tentando buscar o mesmo plano.
Classificação indicativa da sessão: Livre
Sessão comentada com a presença dos diretores e crianças que produziram o filme.