23 Maio 2025 -
As obras do Residencial Maurette, novo empreendimento do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), foram iniciadas em Belo Horizonte. O conjunto habitacional, que se encontra em fase inicial de limpeza do terreno, está localizado na Avenida Maurette José dos Santos, 600, no Bairro Manacás, região da Pampulha, e vai contar com 80 unidades habitacionais de dois quartos, distribuídas em cinco prédios. O empreendimento, que conta com recursos do governo federal, por meio do programa MCMV, e contrapartida do município, tem prazo de execução de 18 meses.
Segundo Andrea Scalon, diretora de Habitação e Regularização, outros três empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida já estão com obras em andamento: o Residencial Mar de Rosas, localizado na regional Norte, com 72 unidades habitacionais; o Residencial Clóvis Salgado, na Avenida Professor Clóvis Salgado, na regional Pampulha, com 300 unidades; e o Residencial Viotti, também na regional Pampulha, que contará com mais 300 unidades. Juntos, esses quatro conjuntos habitacionais somam 752 novas moradias destinadas à população de baixa renda da capital e têm previsão de entrega para o segundo semestre de 2026.
Entre 2023 e 2024, a capital já recebeu 1.822 unidades habitacionais entregues com recursos do programa federal. A meta da Prefeitura é viabilizar cerca de 3 mil novas unidades nas regionais Norte, Nordeste, Oeste, Pampulha, Venda Nova, Barreiro e Leste. Para isso, o governo federal destinou cerca de R$ 500 milhões a Belo Horizonte. A Prefeitura entra com recursos complementares para viabilizar a construção dos conjuntos habitacionais, incluindo as obras de infraestrutura necessárias.