Pular para o conteúdo principal

Seção de artesanato do Mercado Central de BH
Qu4rto Studio

Mercado Central é protagonista do segundo episódio da Rádio BH Belotur

criado em - atualizado em

O segundo episódio da Rádio BH Belotur relacionado aos territórios da capital mineira foi lançado com o Mercado Central, um dos principais pontos turísticos da cidade, ganhando destaque na playlist com foco em sua história, cultura e gastronomia. A iniciativa também valoriza a experiência interativa oferecida pelo Guia Virtual do Mercado Central, projeto da Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Sebrae, lançado em novembro de 2024.

Com foco em music branding, estratégia de marketing que utiliza a música para fortalecer a identidade de marcas e territórios, a Estação Mercado Central, que integra a Rádio BH Belotur, convida moradores e visitantes a mergulharem nos temperos, sabores, crenças e histórias que tornam esse espaço um dos mais emblemáticos de Belo Horizonte.

Com aproximadamente sete minutos de duração, o episódio percorre a história dos corredores do Mercado Central, revelando curiosidades sobre sua origem, depoimentos de turistas, moradores e autoridades, além de destacar a gastronomia do local, elemento central da identidade de Belo Horizonte, reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia. O conteúdo combina narração, sons ambientes, canções e depoimentos gravados no local.

O episódio também apresenta o Guia Virtual do Mercado Central, projeto desenvolvido para aproximar os visitantes do espaço, proporcionando uma imersão na trajetória das pessoas, dos sabores e dos produtos que ajudaram a construir seu legado de sucesso. O tour virtual, assim como outras informações sobre o projeto, pode ser acessado no Portal Belo Horizonte.

“Belo Horizonte une tradição, criatividade e inovação, e tudo isso se revela na hospitalidade do povo belo-horizontino. O Mercado Central é uma das melhores portas de entrada para vivenciar essa essência: a gastronomia, os sabores e a cultura alimentar pulsante da capital mineira. O turista se sente acolhido ao caminhar por corredores que guardam 96 anos de história, passados de geração em geração. Com a Estação Mercado Central, queremos ampliar essa experiência, levando as delícias, os aromas e a identidade de BH para novos horizontes, compartilhando com o mundo um pouco do que torna nossa cultura tão única e acolhedora”, destaca Bárbara Menucci, presidente da Belotur. 

A expectativa com a ação é ampliar a visibilidade do Mercado Central e conectar a audiência de forma espontânea e emocional. A iniciativa também fortalece a Prefeitura de Belo Horizonte como promotora da cultura local, ao mesmo tempo em que atrai novos públicos para o centro de compras e lazer. Ao valorizar a experiência sonora e afetiva do espaço, o projeto estimula o turismo cultural e o consumo deste que é um símbolo da identidade da cidade.

Em visita à cidade para o lançamento do minidocumentário “Belo Horizonte: Destino Sustentável”, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também destacou o local como um importante ativo turístico da capital. “É o melhor mercado municipal do Brasil. Este mercado é maravilhoso. Adoro o jiló com fígado servido aqui”, afirmou.

Promoção turística

Inspirado por experiências internacionais em cidades como Cidade do México, Salvador e Barcelona, que já adotaram o music branding como estratégia de promoção turística, o projeto reforça o posicionamento de Belo Horizonte como um destino criativo e autêntico. A Estação Mercado Central está disponível nas plataformas digitais e nos canais da Belotur.

Para investir nessa estratégia, a Belotur criou a Rádio BH Belotur, que já reúne 21 conteúdos exclusivos sobre o Carnaval de Belo Horizonte 2025. Os episódios abordam temas como o Kandandu – Encontro de Blocos Afro, a campanha Carnaval é na Lata e o protocolo Quebre o Silêncio.

Recentemente, também foi lançado um episódio especial sobre a Pampulha e seu conjunto arquitetônico, primeiro bem cultural brasileiro reconhecido como Paisagem Cultural do Patrimônio Moderno. A proposta é que outras regiões da cidade ganhem destaque na programação, sendo reapresentadas aos ouvintes por meio de suas histórias, sons e identidades.

Com uma curadoria que valoriza a cultura local e o cotidiano urbano, a Rádio BH Belotur oferece uma programação diversificada, que inclui entrevistas com moradores, turistas e profissionais do setor, além da divulgação de eventos culturais, dicas de mobilidade e acessibilidade, sugestões de roteiros e relatos sobre as tradições da cidade.

Complementando essa estratégia de construção de uma identidade sonora para Belo Horizonte, o perfil da Belotur no Spotify já disponibiliza 17 playlists temáticas. São trilhas que convidam moradores e visitantes a experimentar BH por meio da música — fortalecendo o vínculo afetivo com o território e promovendo o destino de forma criativa e sensível.

Referência cultural

O Mercado Central é uma das maiores referências da cultura alimentar da cidade, reunindo em um só local produtos, insumos, utensílios e pratos que caracterizam as diversas regiões de Minas Gerais. Fundado em 1929, é um dos atrativos turísticos mais visitados da capital mineira, conta com mais de 400 lojas e um fluxo diário de visitantes de cerca de 30 mil pessoas. Em 2016, a Revista da TAM reconheceu o Mercado Central de Belo Horizonte como o terceiro melhor do mundo.

Acesse aqui:

Rádio BH Belotur: https://portalbelohorizonte.com.br/radiobhbelotur
Playlists BH Belotur: https://open.spotify.com/user/31thtubtqh76z7xvifsszkrllv4q?si=bd274138bd8c4bdb