Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte é destaque nacional em documentário produzido pela Embratur
Foto: Adão de Souza

Belo Horizonte é destaque nacional em documentário produzido pela Embratur

criado em - atualizado em

Produzido pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, o minidocumentário “Belo Horizonte: Destino Sustentável”  foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira (22), em evento com a presença do prefeito Álvaro Damião; do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; e da presidente da Belotur, Bárbara Menucci. O material destaca a hospitalidade, a gastronomia, as ações sustentáveis, as festas populares e a economia criativa da periferia da capital mineira.

Para o prefeito Álvaro Damião, "internacionalizar a marca Belo Horizonte é uma meta para colocar a capital no circuito turístico não apenas do turismo nacional, mas de visitantes de todo o mundo".  Ele ainda destaca que "BH é um destino sustentável, tem um povo hospitaleiro e conta com uma infraestrutura para receber eventos de grande porte". 

A produção do documentário é fruto do reconhecimento pela Embratur das diversas iniciativas de práticas socioambientais implementadas na capital mineira. Belo Horizonte ficou em primeiro lugar no ‘Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros’, que teve o intuito de valorizar e incentivar as iniciativas de sustentabilidade mais impactantes do país. 

A presidente da Belotur, Bárbara Menucci, comentou que a série ‘Turismo Transforma’ celebra as cidades brasileiras e suas histórias únicas, e agora, convida o Brasil e o mundo a sentirem um pouco do que é viver BH. Ela ressalta que a cidade vive um momento vibrante no turismo, fruto de uma política pública construída com escuta, planejamento e coragem de fazer diferente. 

“Isso significa valorização da cultura local, da economia criativa e, principalmente, da potência que existe nas pessoas que fazem os eventos acontecerem. Nosso calendário cultural está mais vivo do que nunca, e junto com ele, cresce também o nosso compromisso com um turismo mais sustentável, inclusivo e diverso. Estamos falando de ações com olhar ESG, que respeitam o meio ambiente, promovem a inclusão social e fortalecem a governança pública”, comentou Bárbara Menucci. 

Ao ser selecionada para o projeto, além da produção do minidocumentário, a Belotur está recebendo uma consultoria especial da Embratur para desenvolver estratégias socioambientais e criar um Comitê ESG (Ambiental, Social e Governança), promovendo a governança regional. Como benefícios adicionais, Belo Horizonte também tem sido promovida nas redes sociais da Embratur, com destaque especial para o capítulo de Sustentabilidade. 

O destino também está tendo a oportunidade de implementar provas de conceito de startups do EmbraturLAB, permitindo testar inovações sustentáveis. Este reconhecimento também é um reflexo das diversas iniciativas da Prefeitura de Belo Horizonte, um dos primeiros municípios a aderir ao movimento Race to Zero. 

“Belo Horizonte é exemplo de como o turismo pode ser uma ferramenta poderosa de transformação social, econômica e ambiental. Este documentário não só revela a força da cultura e da criatividade da capital mineira, mas também mostra que o futuro do turismo passa por experiências autênticas, inclusivas e sustentáveis, que a Belotur tem conseguido promover para o mundo com muita competência. É esse Brasil que queremos apresentar ao mundo: um país vibrante, diverso e comprometido com as pessoas e com o planeta”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur. 

Belo Horizonte: Destino Sustentável

O minidocumentário “Belo Horizonte: Destino Sustentável” revela os principais ativos da capital mineira, percorrendo desde a cena do Hipercentro até as periferias do município, com foco na reconhecida hospitalidade da cidade. Entre os destaques, está o projeto social Cerâmica Santana — um ateliê escola de cerâmica localizado no Aglomerado da Serra —, que integra o programa “Menuuuh – Experiências Turísticas de Belo Horizonte”. O documentário também celebra o Carnaval de Belo Horizonte, com foco especial nas apresentações do bloco afro de favela Seu Vizinho, grupo que movimenta a economia criativa e forma novos músicos nas comunidades periféricas.

Saiba mais sobre o minidocumentário acessando o Portal da Embratur.