11 December 2024 -
Belo Horizonte, por meio da Belotur, foi reconhecida pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) pelas diversas iniciativas de práticas socioambientais implementadas na capital mineira. Através do EmbraturLAB, um espaço de experimentação de soluções inovadoras na promoção do país, o órgão federal lançou o ‘Concurso de Melhores Práticas ESG’, com o intuito de valorizar e incentivar as iniciativas de sustentabilidade mais impactantes. O objetivo é promover a replicação dessas práticas no setor turístico e integrá-las na promoção internacional do Brasil. Saiba mais sobre a iniciativa no Portal da Embratur.
Ao todo, foram registradas 47 candidaturas e 201 experiências de diversas secretarias e órgãos de turismo de vários estados e municípios do Brasil. A Belotur se inscreveu e conquistou o 1º lugar, apresentando uma série de iniciativas desenvolvidas pela empresa municipal que incorporam práticas socioambientais em grandes eventos da cidade, como o Arraial e o Carnaval de Belo Horizonte. Entre outros projetos apresentados, estão o Guia LGBTQIA+, a Bienal da Gastronomia e o ‘Menuuh’, Catálogo de Experiências Turísticas de Belo Horizonte, elaborado em parceria com o Sebrae Minas, onde as seguintes atividades foram especialmente destacadas: "Sabores e Saberes da Fazenda: uma manhã de interação e aprendizados" (Restaurante Paladino), "Da Roça à Mesa" (Armazém Roça Grande) e "Raízes e Resiliência: A Vida na Favela" (Serrão Tur).
O documento elaborado pela Belotur para a participação no Concurso também ressaltou diversas iniciativas de empresas da cidade, incluindo as atividades realizadas pela Minas Arena, no Estádio Mineirão. Além disso, foram apresentados o roteiro "Belos Horizontes Negros", desenvolvido pela empresa Sensações Turismo, o projeto Kandandu, que promove o encontro de blocos afros durante o Carnaval de Belo Horizonte, organizado pela Associação de Blocos Afro de Minas Gerais (ABAFRO/MG) e os atrativos do Conjunto Moderno da Pampulha.
Ao ser selecionada para o projeto, a Belotur receberá uma consultoria especial da Embratur para desenvolver estratégias socioambientais e criar um Comitê ESG (Ambiental, Social e Governança), promovendo a governança regional. Para o próximo ano, será realizada uma campanha de marketing para aumentar a visibilidade do destino e a participação em um episódio do minidocumentário ‘Turismo Transforma’. Como benefícios adicionais, os vencedores receberão promoção nas redes sociais da Embratur, com destaque especial para o capítulo de Sustentabilidade. Além disso, serão produzidos vídeos documentários que retratam suas iniciativas de ESG. Os vencedores também terão a oportunidade de serem selecionados para implementar provas de conceito de startups do EmbraturLAB, permitindo testar inovações sustentáveis.
“As tendências do turismo demonstram que os temas de sustentabilidade e responsabilidade são inerentes às práticas dos destinos e uma crescente nas demandas dos turistas. A Belotur já vem agregando estas temáticas às iniciativas, projetos e relacionamento com o mercado, assim, ter conquistado o ‘Concurso de Melhores Práticas ESG’, da Embratur, reforça o nosso compromisso e mostra que estamos no caminho para nos tornarmos um destino cada vez melhor para o morador, para o empreendedor, para o turista, e claro, para o planeta”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur. Este reconhecimento também é um reflexo das diversas iniciativas da Prefeitura de Belo Horizonte, um dos primeiros municípios a aderir ao movimento Race to Zero.
Os destinos participantes foram avaliados em categorias como Ambiental: Mudanças climáticas; Poluição; Biodiversidade e Recursos naturais. Social: Direitos Humanos; Diversidade e Inclusão; Saúde e Segurança e Impacto Comunitário e Governança; Estrutura Corporativa; Gerenciamento de Riscos; Adesão ao Pacto Global da ONU e/ou à Declaração de Glasgow para Ações Climáticas no Turismo e Certificações, acreditações e/ou premiações. Além da Belotur, também foram contempladas no projeto a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas; a Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro; a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.