Pular para o conteúdo principal

Mais de 600 aposentados não fizeram a prova de vida e terão salários suspensos
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Mais de 600 aposentados não fizeram a prova de vida e terão salários suspensos

criado em - atualizado em

A Prefeitura alerta que 638 aposentados e pensionistas municipais, aniversariantes de  julho, ainda não realizaram a prova de vida e terão seus salários suspensos.

 

O crédito do benefício só será retomado caso o interessado compareça presencialmente a qualquer agência ou posto de atendimento do Banco Bradesco (agência em que os servidores recebem seus salários). No local, o aposentado deverá se dirigir a um terminal de autoatendimento, seguir as orientações e imprimir o comprovante, garantindo que o recadastramento foi efetivado.

 

Após isso, o salário será retomado no mês seguinte ao da realização do procedimento, respeitando a data de processamento da folha. A prova de vida é obrigatória e pretende certificar que o beneficiário está vivo e, assim, inibir possíveis irregularidades no recebimento de salário por terceiros.

 

Ao todo, 1.565 aniversariantes de julho deveriam ter realizado o procedimento até 31 de julho.

 

Sem biometria
 
Caso o aposentado ou pensionista não tenha a biometria cadastrada ou não consiga realizar a prova de vida pelo equipamento de autoatendimento por qualquer motivo, ele deverá apresentar os documentos originais de identidade (ou outro comprovante com foto) e CPF ao atendente do Bradesco.

 

Exceções
 
Nas situações relacionadas abaixo, a prova de vida poderá ser realizada fora dos equipamentos de autoatendimento ou das agências do Bradesco:

 

- Se for pensionista menor de 18 anos de idade;
- Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;
- Quando não possuir cadastro biométrico por qualquer motivo;
- Quando a biometria não puder ser lida por qualquer motivo;
- Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;
- Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.

 

Nesses casos, consulte o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte para mais informações.

 

Agosto
 
Cerca de 1,5 mil  aposentados e pensionistas da Prefeitura que fazem aniversário em agosto devem realizar a prova de vida até o dia 31 deste mês.

 

Para evitar filas, a orientação é a de que os beneficiários se dirijam a uma unidade bancária entre os dias 11 e 25 de agosto – período em que a circulação de pessoas nesses espaços é menor.

 

A Prefeitura conta com aproximadamente 20,2 mil aposentados e pensionistas, que devem, anualmente, realizar a prova de vida no mês de seu nascimento.