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Fachada da PBH
Divulgação/PBH

Mais de 1,9 mil aposentados da PBH devem fazer o recadastramento até o dia 28

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Os 1.926 aposentados e pensionistas que fazem aniversário em fevereiro e recebem salário pela Prefeitura de Belo Horizonte deverão realizar até o dia 28 deste mês  o recadastramento 2023.

 

O recadastramento, que este ano está substituindo a prova de vida, é obrigatório e, além de coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros, pretende atualizar os dados cadastrais do público atendido.

 

Para realizar o recadastramento, o beneficiário deverá apresentar uma série de documentos no atendimento gerencial de qualquer unidade bancária do Bradesco. Como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento.

 

Confira a documentação necessária:

 

Aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório): 

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;

II – Cadastro de Pessoa Física (CPF);

III – Certidão de casamento, se houver;

IV – Comprovante de residência atualizado, sendo aceitas contas de água, energia elétrica, telefone ou bancária, emitidas há, no máximo, seis meses.

 

Pensionista menor de 18 anos de idade deve comparecer acompanhado pelo responsável ou representante legal.

 

Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):


I – Documento oficial de identificação válido e com foto;

II – Cadastro de Pessoa Física (CPF).

 

Ao final do atendimento, o comprovante deverá ser solicitado ao funcionário do banco. Ele é a garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso.

 

Acamados e outros casos excepcionais

 

Nas situações abaixo, a prova de vida poderá ser realizada por terceiros ou fora das agências:

 

1 - Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;

2 - Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;

3 – Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.

 

Para saber como proceder nesses casos, acesse o Portal da PBH.

 

Cronograma

 

O recadastramento será realizado ao longo do ano e o beneficiário deverá se dirigir às unidades bancárias a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário. Porém, a sugestão é que compareçam sempre entre os dias 11 e 25, quando há menor fluxo de pessoas nas agências e, consequentemente, o atendimento será mais rápido.

 

Caso o procedimento não seja feito no prazo, o pagamento do benefício será suspenso até que o beneficiário regularize a situação. Nesse caso, o pagamento será retomado no mês posterior ao da realização do recadastramento.

 

Mais de 20 mil aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte deverão fazer o recadastramento/prova de vida ao longo do ano.

 

Aniversariantes de janeiro

 

Dos 1.526 aniversariantes de janeiro, 589 não fizeram o procedimento e poderão ter seus benefícios suspensos nos próximos dias, caso não compareçam em uma das unidades do Bradesco para efetivação do recadastramento.

 

Prova de Vida 2022

 

Outros 175 aposentados e pensionistas municipais não fizeram a prova de vida em 2022 e tiveram os salários bloqueados. Eles foram convocados ao longo do ano passado para fazerem o procedimento no mês de aniversário, mas não compareceram. Desses  175, 40  já procuraram a Prefeitura em 2023 e regularizaram sua situação.

 

Para voltar a receber o salário, o beneficiário que perdeu o prazo no ano passado só poderá fazer a prova de vida  2022 na Central de Atendimento do Servidor da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, localizado na avenida Augusto de Lima, 30. Não será necessário agendamento  para esse atendimento.