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Fachada da PBH
Divulgação/PBH

Mais de 1,7 mil aposentados da PBH devem fazer o recadastramento em março

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Os 1.790 aposentados e pensionistas que fazem aniversário em março e recebem salário pela Prefeitura de Belo Horizonte deverão realizar até o dia 31 deste mês o recadastramento 2023.

 

O procedimento é obrigatório e este ano está substituindo a prova de vida. O objetivo é atualizar os dados cadastrais do público atendido, além de coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros.

 

Para realizar o recadastramento, o beneficiário deverá apresentar uma série de documentos no atendimento gerencial de qualquer unidade bancária do Bradesco (banco conveniado com a Prefeitura). Como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento.

 

Caso percam o prazo, o salário desses aposentados será suspenso e só poderá ser retomado após a efetivação do processo, respeitando o tempo de processamento da folha de pagamento. 

 

Confira a documentação necessária

Aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório):

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;

II – Cadastro de Pessoa Física (CPF);

III – Certidão de casamento, se houver;

IV – Comprovante de residência atualizado, sendo aceitas contas de água, energia elétrica, telefone ou bancária, emitidas há, no máximo, seis meses.

Pensionista menor de 18 anos de idade deve comparecer acompanhado pelo responsável ou representante legal.

 

Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;

II – Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Ao final do atendimento, o comprovante deverá ser solicitado ao funcionário do banco. Ele é a garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso. 

 

Acamados e outros casos excepcionais:

Nas situações abaixo, a prova de vida poderá ser realizada por terceiros ou fora das agências:

1 - Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;

2 - Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;

3 – Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.

Cronograma

O recadastramento será realizado ao longo do ano e o beneficiário deverá se dirigir às unidades bancárias a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário. Porém, a sugestão é que compareçam sempre entre os dias 11 e 25, quando há menor fluxo de pessoas nas agências e, consequentemente, o atendimento será mais rápido.

 

Caso o procedimento não seja feito no prazo, o pagamento do benefício será suspenso até que o beneficiário regularize a situação. Nesse caso, o pagamento será retomado no mês posterior ao da realização do recadastramento.

 

Mais de 20 mil aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte deverão fazer o recadastramento/prova de vida ao longo do ano.

Perderam o prazo em 2023

Cerca de 484 beneficiários não fizeram o recadastramento em janeiro e estão com o salário bloqueado. Outros 502 não compareceram ao Bradesco em fevereiro e terão seus vencimentos suspensos nos próximos dias.

Prova de Vida 2022

Em 2022, 175 aposentados e pensionistas municipais não fizeram a prova de vida e ficaram impossibilitados de receber  os salários. Eles foram convocados ao longo do ano passado para fazerem o procedimento no mês de aniversário, mas não compareceram. Desses  175, 77  já procuraram a Prefeitura em 2023 e regularizaram sua situação. A Prefeitura ainda identificou dois falecidos desse grupo.

 

Para voltar a receber o salário, o beneficiário que perdeu o prazo no ano passado só poderá fazer a prova de vida 2022 na Central de Atendimento do Servidor da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, localizado na avenida Augusto de Lima, 30. Não será necessário agendamento  para esse atendimento.