Pular para o conteúdo principal

Técnicos da Prefeitura realizam o plantio de árvores na serra
Foto: SMMA/Divulgação

Mais de 16 mil árvores foram plantadas pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2021

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realizou, em 2021, o plantio de 16.301 mudas de árvores. O número supera as 15.476 árvores plantadas no ano anterior, bem como a meta para 2021, que era de 15 mil árvores.

 

Além destes números, foram destinados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente mais 8.312 plantios a serem concluídos até abril de 2022, período em que a Prefeitura, por meio dos vários órgãos envolvidos com a gestão ou a manutenção da arborização da cidade, planeja ações diversas de plantios tendo em vista o período chuvoso (que propicia o desenvolvimento das mudas).

 

As mudas plantadas são de várias espécies, com um tempo de crescimento que varia de 6 a 10 anos, dependendo da região e local. Destinadas a logradouros públicos, parques e projetos de arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – como o Montes Verdes e as Agroflorestas Urbanas –, as mudas também são plantadas sob demanda popular, por meio de solicitação no Portal da PBH.

 

Os plantios são realizados pelas Gerências Regionais de Manutenção, vinculadas à Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), que vistoria o serviço. As 8,3 mil mudas e árvores plantadas neste período chuvoso são fruto de compensação ambiental realizada nas nove regionais do município, como destaca o Secretário de Meio Ambiente, Mário Werneck: “Este é um trabalho muito importante, no qual estamos contrabalanceando os impactos ambientais ocorridos na nossa sociedade. Ele consiste em devolver a Belo Horizonte a vegetação que os processos de urbanização tiram de nós, resgatando ecossistemas e promovendo uma boa qualidade de vida aos que estão inseridos nesse contexto”, aponta.

 

A política de arborização da cidade foi incrementada a partir da aprovação do Plano Diretor de 2019, uma vez que a normativa prevê o resgate de serviços ambientais, a promoção da biodiversidade e a criação de áreas de conexão ambiental. Isso favorece os projetos de plantio da Prefeitura, que tendem a ser expandidos através de políticas públicas direcionadas à atividade.

 

Além disso, foi desenvolvida a cartilha ilustrativa “Plantio de Árvores”, disponível no Portal da PBH. O material foi elaborado para orientar o cidadão sobre como solicitar ao município o plantio de árvores em locais públicos (passeios, praças e canteiros) ou como obter a permissão para a execução do serviço. Nela, há um passo a passo para que o cidadão tenha, de maneira didática e ilustrativa, os subsídios necessários para que ele mesmo efetue o plantio e contribua na arborização da cidade.

 

O cidadão pode solicitar um plantio de árvore no Portal da PBH. Clique AQUI e saiba como solicitar.