15 July 2025 -
Profissionais do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB) escreveram um livro sobre o cotidiano da unidade de saúde gerenciada pela Prefeitura de Belo Horizonte. A obra apresenta relatos e reflexões sobre o trabalho e as experiências vividas nos diversos setores, com uma abordagem sensível e realista. Mais do que um registro institucional, a publicação busca reconhecer e dar visibilidade ao protagonismo dos trabalhadores do SUS.
O livro “Hospital Odilon Behrens em Movimento – O cotidiano de uma construção em rede” destaca a atuação integrada entre as equipes assistenciais, administrativas e de gestão. A obra evidencia como o ambiente hospitalar é construído com base no compromisso, no cuidado humanizado, na ética e na valorização do serviço público.
“A ideia de organizar o livro surge do desejo de registrar as experiências das equipes e os caminhos trilhados por muitos ao longo dos anos. A obra demonstra a força do coletivo no cotidiano do Hospital Odilon Behrens e é também uma forma de defender aquilo que acreditamos e pelo o que lutamos, o nosso Sistema Único de Saúde”, destaca a superintendente do HOB, Taciana Malheiros.
A pediatra Susana Rates, também organizadora do projeto, lembrou a história do HOB compartilhando um poema de sua autoria. “Não tem como separar a minha vida da história do Odilon. Muitas experiências sonhadas e vividas, laços fraternos construídos. Sim, somos uma bela família, e assim desejo que o hospital siga sua bela jornada. Que as sementes plantadas sejam sempre abençoadas. Viva os 80 anos do Odilon. Viva nossa história”, celebra.
O HOB é referência em atendimentos de média e alta complexidade e desempenha um papel estratégico na rede SUS-BH, e completou 80 anos de funcionamento em 2024. Ao lançar essa obra, a instituição reforça o compromisso com a formação, a valorização da memória institucional e o fortalecimento das boas práticas de cuidado em saúde.
O livro está publicado no Portal da Prefeitura e pode ser conferido neste link.