Pular para o conteúdo principal

Um dos bonecos do Grupo Giramundo
Foto: Divulgação PBH

Live do grupo Giramundo inaugura o “Circuito em Casa"

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC), lançam o “Circuito em Casa”, ação especial do Circuito Municipal de Cultura com o objetivo de promover a produção artística da capital e disponibilizar à população mais uma opção de arte e formação, durante o necessário período de isolamento social para a contenção da pandemia da Covid-19.

A programação no formato digital será transmitida pelo canal da Fundação Municipal de Cultura no YouTube e pelas páginas do Circuito Municipal de Cultura nas redes sociais do Instagram e Facebook. São transmissões on-line, ao vivo, além da exibição de vídeos, curtas e filmes, debates e atividades formativas, voltadas a diversos públicos.

Dessa forma, o Circuito Municipal de Cultura dá continuidade à sua programação, conectando as produções culturais e artísticas das diversas regionais de Belo Horizonte. O Circuito foi lançado em dezembro de 2019, com shows de Jorge Ben Jor, Rincon Sapiência e Tamara Franklin, na Zona Cultural Praça da Estação, em comemoração ao aniversário da capital. Foram planejadas mais de 150 atrações artísticas e formativas, locais, estaduais e nacionais, durante 12 meses, contemplando diversas linguagens e o público de diferentes faixas etárias. Agora, frente ao momento de isolamento social, o projeto traz artistas da cena local para apresentações transmitidas pela internet, ampliando os esforços para que a população fique em casa, conforme as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde.

“A pandemia de Covid-19 nos trouxe um cenário novo e extremamente desafiador, onde muitas respostas ainda estão sendo buscadas, mas sabemos que o isolamento social é a melhor maneira de atravessarmos esse período. O Circuito em Casa amplia as opções culturais da população que está em casa durante esse período, valorizando os artistas da cidade e apresentando em um novo formato a programação que já estava planejada e precisou ser interrompida em razão da pandemia”, destaca Fabíola Moulin, secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura.

O projeto foi cuidadosamente desenvolvido, a partir das recomendações dos especialistas da saúde, de forma a reforçar o isolamento social e proteger os envolvidos. Todos os artistas estão sendo orientados remotamente pela produção do Circuito, com as medidas necessárias contra o contágio do Coronavírus e a formatação de cada apresentação conforme as exigências sanitárias de prevenção à pandemia. Além disso, em todas as apresentações do “Circuito em Casa” os artistas veicularão mensagens de conscientização ao público, visando ampliar o combate à Covid-19 em Belo Horizonte.

O “Circuito em Casa” terá início no próximo sábado, dia 23, às 16h, com transmissão especial em homenagem aos 50 anos do Grupo Giramundo e seu teatro de bonecos. O Giramundo apresentará uma live com a presença de Beatriz Apocalypse e Marcos Malafaia. Ao longo do Circuito em Casa serão apresentadas seis pílulas com personagens que contam um pouco as histórias de seu espetáculo e do grupo.  Já no domingo, dia 24, a programação será por conta da Cia. Pé de Moleque. A partir das 15h, a trupe fará uma live com contação de histórias e apresentação musical para o público infantil.

Ao longo da programação, ainda há música com Júlia Tizumba; conversa sobre o mercado artístico na quarentena com Roberta Martinelli e Evandro Fióti; e tutoriais para lives direcionadas para artistas. Também estão entre as atrações performances de dança, leituras dramáticas, coletivos de cinema, contação de histórias, exposições, ações coletivas de slam, atividades de teatralidades para infâncias confinadas e vídeos voltados para o público idoso.

 

Programação do mês de maio

23/05 - Sábado
16h - Homenagem aos 50 anos do Grupo Giramundo (BH) - Teatro de Bonecos
Criado em 1970, em Belo Horizonte, o Giramundo é referência nacional e internacional na construção de bonecos e espetáculos, aliados ao interesse pela cultura brasileira. O grupo montou 36 espetáculos e  produziu mais de 1.500 bonecos, atuando também como um “museu-teatro-escola”, com estúdio de animação e a criação de produtos como livros, vídeos e brinquedos. Nesta apresentação online, o Giramundo apresenta uma live com a presença de Beatriz Apocalypse e Marcos Malafaia. Ao longo do Circuito em Casa serão apresentadas seis pílulas com personagens que contam um pouco a história de seu espetáculo e a história do grupo.
Live através das mídias: YouTube/Instagram/Facebook
Duração: 30 minutos

 

24/05 - Domingo
15h - Cia Pé de Moleque (BH) – Música e Contação de Histórias para crianças
Nessa apresentação, voltada ao público infantil, a Cia Pé de Moleque apresenta a narração de várias histórias infantis, utilizando também a música com canto, violão, flauta transversal e percussão. Constituída em 2013, a Cia Pé de Moleque realiza apresentações e oficinas em eventos direcionados ao público infantil, bem como formação de educadores e público em geral que lida com a infância. Um verdadeiro convite para o encontro com a arte e ao universo das crianças.
Live através das mídias: YouTube/Instagram/Facebook
Duração: 40 minutos

 

25/05 - Segunda- feira
A partir de 12h – Circuito Cine Clube:

 

Sinopses

Estado Itinerante - Vivi quer escapar de uma relação opressora. Em período de experiência como cobradora de ônibus, ela trabalha desejando não voltar para casa. A semana passa rápido, entre as paradas no ponto final e o itinerário, os encontros com outras cobradoras fortalecem a mulher trabalhadora e seu desejo de fuga. Logo é final de semana e o centro de Belo Horizonte já não parece tão longe do bairro Boa Vista. Prêmios: Festival de Brasília: Prêmio Canal Brasil, melhor filme pela crítica, menção honrosa do júri oficial e melhor atriz; Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre - 5° edição - Prêmio Melhor Cena; Mostra Sesc de Cinema - Melhor Atriz; 8ª Semana dos Realizadores - Melhor Filme.

Paresiga - Paresiga mostra um casal por volta dos 60 anos relembrando fatos do passado e questionando a relação a dois. As lembranças servem de gatilho para o casal tocar em temas universais dos relacionamentos amorosos: afeto, entrega, traição e cumplicidade. A trama se passa ao redor ou no interior de um carro e os diálogos são intercalados por um programa de rádio em que o locutor conversa com uma moça em busca de um companheiro.

Poder - Filme Poder conta a história de quatro amigas negras vivendo seus dramas cotidianos. Para relaxar, decidem ir a uma cachoeira. Durante o banho, recebem uma carga energética que lhes dá superpoderes. Com os poderes recebidos, Linda, Maria, Paula e Claudinha optam por usá-los e enfrentar os desafios de cada uma, um por um, transformando-se em heroínas do mundo real.
Exibição através da mídia: YouTube
Filmes disponíveis até 03/06/2020

 

27/05 - Quarta- feira
A partir de 12h – Circuito Cine Clube:


Sinopses

Saberes do Sagrado - Websérie Audiovisual –
retrará uma série de encontros visando a transmissão e a troca de saberes e de fazeres inscritos nas práticas dos reinados. Os dois primeiros episódios foram dedicados aos cantos, toques, orações e procedimentos executados por cada guarda ou reino, onde mestres e integrantes puderam compartilhar suas experiências. Os encontros foram realizados na Irmandade de Ibirité e na Irmandade Os Ciriacos, em Contagem. Os encontros seguintes, realizados na sede da Guarda de Congo e Moçambique Treze de Maio, no bairro Concórdia, em Belo Horizonte, foram dedicados ao fazer dos instrumentos sagrados: a caixa de folia, a gunga e o patangome.

A Rainha Nzinga Chegou - A Rainha Nzinga (séc XVII) inspira a comunidade do Reino Treze de Maio, uma irmandade negra de caráter essencialmente religioso que descende da espiritualidade e das normas praticadas por Nzinga, mas que não está na África e sim em Minas Gerais. Antigos reinos banto com suas coroas, séquitos e guardas, seus cosmos singulares, (re)existem hoje nas terras alhures das Minas Gerais. Três gerações de rainhas e uma travessia de volta, em visita aos domínios da mítica Nzinga, às terras dos reis do Congo, aos cantos de Angola, pelos descendentes da eterna Rainha da Guarda de Moçambique Treze de Maio, Isabel Casimira, presença central deste filme.
A exibição das webséries é uma homenagem aos festejos da cultura popular de maio de 2020.
Exibição através da mídia: YouTube
Filmes disponíveis até 03/06/2020

 

28/05 - Quinta-feira

19h - Homenagem aos 50 anos do Grupo Giramundo (BH) - Teatro de Bonecos

Criado em 1970, em Belo Horizonte, o Giramundo é referência nacional e internacional na construção de bonecos e espetáculos, aliados ao interesse pela cultura brasileira. O grupo já montou 36 espetáculos e já produziu mais de 1.500 bonecos, atuando também como um “museu-teatro-escola”, com estúdio de animação e a criação de produtos como livros, vídeos e brinquedos. Nesta apresentação online no Circuito em Casa, o Giramundo apresenta uma série de pílulas com personagens que contam um pouco a história de seu espetáculo e a história do grupo.
Exibição através das mídias: YouTube/Instagram/Facebook
Duração: no máximo 2 minutos
 

20h - “Tecnologias Tradicionais para uma Vida em Quarentena”, com Pai Ricardo (BH) - Cultura Popular
No bate-papo, o mestre Ricardo de Moura, Pai Ricardo, falará das tecnologias construídas a partir da diáspora e no encontro com os povos originários, que constituem saber precioso para tempos de acolhimento e resistência.
A live é uma homenagem aos festejos da cultura popular de maio de 2020.
Live através das mídias:  YouTube/Instagram/Facebook

 

29/05 - Sexta- feira
19h - Representação de trechos do espetáculo “Os olhos moles de Pagu”. Bate papo em seguida com participação especial de Juliana Motta - psicanalista, membro da AMP/EBP-MG e coordenadora da Residência Multi Saúde Mental da FHEMIG – Multiáreas.
A atriz, jornalista e gestora cultural Ana Gusmão apresenta trechos do espetáculo “Os olhos moles de Pagu”, escrito e dirigido por Kalluh Araújo. A apresentação é um recorte do espetáculo, que será apresentado nos Centros de Convivência da Política de Saúde Mental de BH, através do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, onde a depressão, o isolamento, a dificuldade de diálogo e o não lugar dentro de um sistema repressor são referenciados de forma poética e sincera. O sofrimento da não compreensão, por ser uma mulher muito à frente do seu tempo, desconstrói a imagem da anti-heroína através das cartas escritas para o seu filho com Oswald de Andrade, Rudá. A representação busca trazer atenção à pauta da luta antimanicomial e dos direitos das pessoas portadoras de sofrimento mental, a partir da arte.
Live através das mídias: YouTube/Instagram/Facebook

 

30/05 - Sábado
17h - Show Julia Tizumba (MG) - Música
Júlia Tizumba é atriz, cantora, compositora, instrumentista e integrante do Coletivo Negras Autoras. Nesta apresentação, acompanhada pelo músico Belisario Tonsich, apresenta composições próprias e um apanhado de canções da Música Popular Brasileira que fazem parte do repertório de seus quinze anos de carreira.
Live através das mídias: YouTube/Instagram/Facebook

 

31/05 - Domingo

17h - Bate Papo com Roberta Martinelli (SP) e Evandro Fióti (SP) - Música

Roberta Martinelli é formada em teatro pela Célia Helena Centro de Artes e Educação e em Rádio e TV pela Fundação Armando Alvares Penteado. Em sua trajetória, no jornalismo musical, estão a TV Cultura, a Eldorado FM e o Caderno 2 do Estado de São Paulo. Em 2017, foi  ganhadora na categoria jornalista musical no Women's Music Event Awards by VEVO.

É recorrente ver o nome de Evandro Fióti relacionado a novos negócios na música e a ações impactantes no showbiz. Evandro é empresário artístico, músico, produtor e diretor artístico. Junto com seu irmão, Emicida, criou a gravadora e marca LAB Fantasma. O bate papo vai abordar estratégias para o empreendedorismo na música em tempos de crise. 

Live através das mídias: YouTube / Instagram / Facebook. Acompanhe  a programação completa no site do Circuito.