Pular para o conteúdo principal

Funcionários fazem limpeza urbana

Limpeza urbana vai funcionar normalmente em todos os dias de Carnaval

criado em - atualizado em

As equipes da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) não dão trégua para a sujeira. São quase 1.300 garis revezando-se nas ações de varrição, lavação e recolhimento de resíduos, que contemplam a passagem de todos os blocos cadastrados pela Prefeitura. Desde o último dia 16 até 11 horas deste sábado, dia 2, já foram recolhidas mais de 400 toneladas de resíduos, o que corresponde a 57.367 sacos cheios de lixo recolhidos ao longo de mais de 21 km² de extensão.

 

Mesmo com a proibição da venda de bebidas em recipientes de vidro pelos ambulantes, as turmas da limpeza urbana já coletaram cerca de 12 toneladas desse material desde o começo da folia. O vidro está sendo diretamente encaminhado às cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

 

Um quantitativo superior a mil profissionais permanece de plantão durante 24 horas por dia, conforme um planejamento estratégico que abrange todos os espaços oficiais do evento. A mão de obra recebeu um incremento de 54% neste ano. Dias antes do começo da festa, foram realizadas a capina e a remoção dos resíduos mais pesados, como nas deposições clandestinas.

 

No ano passado, foram 800 contêineres com capacidade para 240 litros de lixo e, em 2019, são mil unidades. Isso representa um aumento de 20% no número de coletores disponibilizados para a população.

 

Além de todo esse contingente de profissionais nas ruas, os serviços regulares de limpeza urbana, como as coletas domiciliar e seletiva, serão mantidos em todas as regiões da cidade, inclusive nos lugares onde não estão previstos eventos de Carnaval. Belo Horizonte permanecerá limpa em tempo integral também para aqueles cidadãos que não vão se envolver com a festividade.

 

A diretora Operacional da SLU, Andréa Pereira Fróes, enfatiza que os foliões podem ajudar na própria segurança do evento. “Evite levar bebidas em vidro; lembre-se de que a latinha é o recipiente mais apropriado”, sugere Andréa. “Opte por canecas retornáveis de plástico, para diminuir a produção excessiva de resíduos que podem contaminar córregos e rios”.

 

Andréa também alerta para a importância de não se jogar lixo nos dispositivos de drenagem (bocas de lobo) e pede para que os foliões procurem os lugares certos para realizar o descarte. “Use os contêineres e os cestos para resíduos leves. Não jogue lixo em qualquer lugar; assim a festa fica ainda melhor”, observa.

 

Sustentabilidade

Hoje, dia 2, os catadores de materiais recicláveis atuam em três blocos, recolhendo papel, metal e plástico. São eles: “Bloco da Calixto”, na rua Professor Moraes, 226 - Savassi. A concentração começou às 12 horas e a dispersão do bloco deve acontecer por volta das 18h, na rua Santa Rita Durão, 586 - Savassi . Nesse bloco, 50 profissionais fazem o recolhimento do material reciclável.


O Bloco “Volta Belchior” também começou ao meio-dia, na rua Mármore, 196 - Santa Tereza. A dispersão deve ocorrer às 19h, na rua Mármore, 830. Trinta catadores vão atuar nesse bloco.

 

Cerca de 50 catadores participaram ainda, do bloco “Quando Come se Lambuza” na avenida Afonso Pena, 505 - Centro. A dispersão deve acontecer por volta das 15h, na avenida Afonso Pena, altura do número 1.377.

 

Em todos os dias de folia, serão 130 catadores parceiros da SLU e da Belotur.