24 Fevereiro 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte publicou os resultados da pesquisa de demanda turística da cidade realizada bianualmente pelo poder público municipal. Segundo levantamento elaborado pelo Observatório do Turismo de Belo Horizonte, responsável por monitorar as práticas de turismo na capital mineira por meio da coleta de indicadores, estatísticas, pesquisas e dados complementares, 38,1% dos turistas entrevistados afirmaram visitar o município em busca de lazer e entretenimento. Esse percentual representa um aumento em relação à pesquisa anterior, realizada em 2022, quando essa mesma motivação correspondia a 35,58%. Na sequência apareceram os que vieram para fazer negócios, somando 21,24%. Ao todo, foram realizadas 1.794 entrevistas, que garantem 95% de nível de confiança do estudo.
Os dados foram apresentados primeiramente pela Belotur, na reunião do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), realizada na última terça-feira (18). A pesquisa foi realizada com turistas e excursionistas que estavam na cidade nos períodos de 18 a 28 de julho e de 4 a 10 de novembro de 2024. As entrevistas aconteceram em atrativos turísticos, tais como Igreja São Francisco de Assis, Museus da Praça da Liberdade, Mercado Central e Zoológico, além dos portões de entrada como terminal rodoviário e Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. O resultado está disponível no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. Por meio da ferramenta Power BI, os interessados podem, de maneira interativa, cruzar e filtrar dados de acordo com os próprios interesses.
“A pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo de Belo Horizonte evidencia que nossa cidade continua a surpreender os turistas que a visitam. Os atrativos turísticos e os diversos eventos que a capital recebe não apenas impulsionam a economia e geram empregos, mas também proporcionam uma experiência positiva para os visitantes. Esse estudo facilita a tomada de decisões mais assertivas na coconstrução das políticas públicas de turismo em Belo Horizonte”, comenta Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
A pesquisa adotou como foco de investigação o perfil da demanda turística em Belo Horizonte, trazendo dados sobre origem, destino, informações pessoais, rendimentos, gastos, educação e trabalho, além das avaliações da percepção do turista sobre os serviços, preços e atrativos turísticos da cidade.
A maioria pretende voltar para BH
Vale ressaltar também que, de acordo com a Pesquisa de Demanda Turística, 32,89% dos entrevistados visitaram Belo Horizonte pela primeira vez e 85,2% pretendem retornar à capital mineira nos próximos dois anos. Dentre os principais atrativos turísticos citados pelos entrevistados, observou-se que 19,91% buscaram visitar museus e monumentos histórico-culturais; 5,12% viajaram para aproveitar as compras de produtos artesanais locais; e 12,97% vieram para participar de shows, eventos e atrações noturnas.
Segundo o levantamento, 85,78% dos turistas entrevistados consideram que sua experiência em Belo Horizonte atendeu plenamente ou superou suas expectativas. Esse dado reforça a imagem da capital como um destino turístico surpreendente.
Origem dos turistas
Em relação à origem dos turistas, 35,90% são de Minas Gerais, 16,89% de São Paulo, 9,98% do Rio de Janeiro e 4,12% do Espírito Santo. Estes resultados destacam o processo de regionalização do turismo em Belo Horizonte. No que diz respeito aos turistas internacionais, a pesquisa também incluiu menções e entrevistas com representantes de países como Estados Unidos, Alemanha, França, Portugal, Colômbia, Espanha, Países Baixos e Inglaterra.
Raio-x dos turistas de Belo Horizonte:
· Em relação ao gênero 45,2% são do sexo masculino e 54,4% do sexo feminino.
· A maioria dos entrevistados (66,3%) possuem o nível superior, destes 41,4% têm apenas o nível superior e 24,9% pós-graduação.
· A maior faixa de renda está concentrada na faixa de 3 a 5 salários mínimos (22,1%)
· 36,6% viajam sozinhos
· Com relação a fonte de informação, 37,6% já conhecia a cidade e 22,7% amigos e parentes
· A média de pernoite em Belo Horizonte é 6,7 noites
· O principal meio de hospedagem é Hotel/pousada para 50,2%
· O meio de transporte mais utilizado na cidade é o transporte por aplicativos para 59,5%
· O gasto médio diário per capita é de R$ 352,01
· A avaliação geral da cidade atingiu a nota média de 8,3
Outras informações podem ser conferidas na página do Observatório do Turismo de Belo Horizonte. O portal também disponibiliza as pesquisas de anos anteriores, ressaltando que a Belotur realiza esse levantamento bianualmente.