Pular para o conteúdo principal

Laços de Ancestralidade reúne coletivos no Dia da Consciência Negra
Arte/PBH

Laços de Ancestralidade reúne coletivos no Dia da Consciência Negra

criado em - atualizado em

Em um dia repleto de celebração, diversos coletivos de matriz africana se reúnem em apresentações culturais, musicais e rodas de conversa, marcando mais uma edição do projeto Laços de Ancestralidade. O evento acontece neste domingo (19), a partir das 9h, e marca as celebrações do Dia da Consciência Negra no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (CCLAO) - Mercado da Lagoinha/CRESAN, em Belo Horizonte. Os trabalhos começam com o ato simbólico Laço da Árvore, sagrado para os cultos da Matriz Africana, como a Umbanda, Omolokô e outras diversas nações do Candomblé. O Ato consiste em realizar um enorme laço em torno da grande árvore da espécie Gameleira, e a programação seguirá ao longo do dia até 21 horas, marcando a memória, a força e a ancestralidade do povo preto.

 

O projeto responde a um desejo histórico da comunidade da Lagoinha de evidenciar o simbolismo da presença da Gameleira, situada à entrada do estacionamento do CCLAO, relacionada à resistência do povo preto e ao orixá do tempo, Irôko. Com suas raízes muito profundas e uma copa alta e frondosa, a árvore simboliza a conexão entre o céu e a terra e invoca a herança ancestral das primeiras comunidades negras da região, considerada uma "pequena África”.

 

A celebração busca ressaltar que os povos negros foram responsáveis por construir as estruturas físicas, sociais e culturais que formam a identidade de BH. Toda essa Cultura, fazeres e saberes, majoritariamente surgem com uma população negra periférica dos Morros da Pedreira Prado Lopes e da Vila Silva Senhor dos Passos, no Complexo da Lagoinha.

 

O Laços de Ancestralidade funciona ainda como um momento de reflexão e preparação para outras ações do Mês da Consciência Negra, que ocupam outros territórios da cidade. O evento é realizado pela Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, CENARAB e RUM, e conta com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura.

 

Programação completa

 

8h30 | Acolhimento e café

9h30 | Capoeira

10h | Ritualística

11h30 | Lançamento e sorteio do livro “Iansã Vento Brincando Faz Meu Cabelo Balançar”

12h | Programação infantil

13h | Di Bantu

14h | Tavinho

16h | Samba de Casa Faz Milagre

17h15 | Fran Januário

18h45 | Samba D’Ouro

19h45 | Orisamba

 

Serviço

Evento: Laços da Ancestralidade – Celebração ao Dia da Consciência Negra

Local: Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira - Mercado da Lagoinha/CRESAN - Rua Formiga, 140 - Lagoinha

Data: 19 de novembro

Hora: Das 9h às 21h

Entrada gratuita