Pular para o conteúdo principal

Junho tem agenda intensa, com atividades gratuitas, nos museus da Pampulha
Foto: Veronica Manevy

Junho tem agenda intensa, com atividades gratuitas, nos museus da Pampulha

criado em - atualizado em

O Museus Pampulha dá sequência à programação cultural e formativa dos espaços museais do Conjunto Moderno da Pampulha, que celebra 80 anos, com uma intensa agenda de atividades lúdicas e criativas que envolvem caminhadas pela orla da Lagoa, visitas mediadas, oficinas e exposições. Todas as atividades do projeto são gratuitas, e a programação completa pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.

 

O projeto, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Lumiar, busca fortalecer as ações realizadas pelo Museu de Arte da Pampulha, o Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais.

 

Junho começa com um convite para interpretar a paisagem da Pampulha por novas perspectivas. No dia 10, às 9h, o projeto Percursos Pampulha realiza a Caminhada da Igreja de São Francisco de Assis até o Museu Casa Kubitschek, na qual os participantes terão a oportunidade de percorrer um pequeno trecho da orla da Lagoa, acompanhados pelo Educativo do espaço que estimulará o público a explorar aspectos das diversas camadas que compõem o território, entre elas história, arquitetura, paisagismo, arte, natureza e dinâmica urbana.  Para participar, é necessário inscrição prévia pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

 

Também no dia 10 de junho, às 10h, o educativo do Museu de Arte da Pampulha convida o público a participar do projeto Ateliê Aberto nos Jardins do Museu. São oficinas criativas baseadas nas obras em exposição permanente, temporárias e no paisagismo do local, levando os visitantes a terem uma vivência prática no diálogo com o espaço. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: map.educativo@pbh.gov.br.

 

Os jardins do Museu de Arte da Pampulha seguem em foco no dia 17 de junho, às 10h, com o projeto Visita Mediada. Nesta atividade, os participantes são convidados a percorrer os jardins de Burle Marx, explorando suas características artísticas, históricas e botânicas, além da leitura das obras de arte que se encontram integradas aos projetos paisagísticos. Inscrições pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.

 

No dia 24 de junho, às 10h, será a vez do Museu Casa Kubitschek convidar os visitantes a percorrerem seus jardins, também contemplados pela maestria e genialidade de Burle Marx, que deixou um legado inestimável. A concepção plástica de grande liberdade e o rigor botânico fizeram dos jardins de Burle Marx, um marco na história do paisagismo.

 

Nesta edição, o foco da visita, que também faz parte da programação da Rede de Identidades Culturais, serão as espécies africanas do jardim. Essa programação especial é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com o objetivo de celebrar os 20 anos da Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na Educação Básica. Necessário inscrição prévia pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

 

O projeto Percursos Pampulha levará os visitantes, no dia 24, às 10h, na Caminhada do Museu de Arte da Pampulha até a península onde seria o Grande Hotel, um trajeto de 1,4 km, mediado pelo Educativo do Museu de Arte da Pampulha. O público irá percorrer os jardins do museu até o Grande Hotel da Pampulha criado por Niemeyer que não chegou a ser construído, explorando aspectos históricos, arquitetônicos e paisagísticos, entre outros. Os participantes devem se inscrever pelo e-mail  map.educativo@pbh.gov.br.

 

A série de visitas mediadas aos espaços museais tem uma parada também na Casa do Baile, no dia 25 de junho, às 10h e às 16h. Sempre aos últimos domingos de cada mês, com duração média de 1 hora, a atividade apresenta aspectos da arquitetura, história e paisagismo da Casa do Baile, inseridos no contexto do Conjunto Moderno da Pampulha, que completa 80 anos. Ao término da visita, é realizada uma atividade, no formato ateliê, com propostas variadas, em que conteúdos relacionados à exposição em cartaz também podem ser abordados. Inscrições pelo e-mail cb.fmc@pbh.gov.br.

 

Exposições em cartaz

Durante todo o mês de junho, os visitantes podem conferir duas exposições que integram as celebrações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha. “Lugar Imaginado, Lugar Vivido: 80 Anos da Casa do Baile” lança um olhar histórico e projeta futuros para o espaço ícone da cidade. Com curadoria de Guilherme Wisnik e Marina Frúgoli, a exposição na Casa do Baile conta a história dos 80 anos do espaço e dos 20 anos do local como Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design.

 

Composta por um núcleo histórico que apresenta, através de um vídeo concebido pelos curadores, por meio de uma profunda pesquisa de registros, a trajetória da Casa, a mostra também reúne obras de um grupo de artistas contemporâneos convidados a dialogar com a arquitetura do espaço e com a paisagem do entorno da Lagoa da Pampulha. A visitação é de quarta a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita.

 

Ocupando o Museu Casa Kubitschek, a exposição “Trama: Processos Educativos na Pampulha” inaugurou um novo módulo, “Pampulha 80 anos: Múltiplos Olhares”, que celebra os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, entrelaçando um inventário afetivo do território com o trabalho das bordadeiras participantes do projeto Bordando Memórias. Este inventário, constituído de 40 verbetes, foi criado pelo Museu Casa Kubitschek em colaboração com moradores, trabalhadores e frequentadores da Pampulha, constituindo a base para a imersão das bordadeiras. Os visitantes podem conferir a exposição de quarta a domingo, das 10h às 18h, sendo a entrada permitida apenas até as 17h30.

 

Sobre o Conjunto Moderno da Pampulha

 

O Conjunto Moderno da Pampulha, obra prima que reúne a criação de grandes artistas brasileiros reconhecidos internacionalmente como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Candido Portinari, completa 80 anos em 2023, e 7 anos da conquista do título de Patrimônio Cultural Mundial, conferido pela Unesco, e a inscrição como Paisagem Cultural.

 

O Conjunto Moderno da Pampulha é conformado por uma situação paisagística que agrega quatro edifícios (Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile, Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis e o Iate Tênis Clube) articulados em torno do espelho d’água de um lago urbano artificial e por uma orla paisagisticamente trabalhada, como resultado integrado do gênio criador dos principais nomes brasileiros das artes, paisagismo e arquitetura no século XX como o arquiteto Oscar Niemeyer, o paisagista Roberto Burle Marx e o pintor Candido Portinari. Completam o projeto original um Hotel, que não chegou a ser construído, mas cuja posição também evidencia sua relação com os demais, e a residência de Juscelino Kubitschek (atual Museu Casa Kubitschek), construída em 1943.

 

Além dos edifícios, evidencia um rico paisagismo através de jardins especialmente elaborados junto a cada edifício e ao longo da orla que faz a ligação entre eles. O Conjunto Moderno constitui-se em uma “obra de arte total” cuja concepção integra as obras de arte aos edifícios e estes à paisagem. Por sua forma, implantação e tratamento paisagístico, o grande espelho d’água e a orla da lagoa da Pampulha funcionam como elementos articuladores dos edifícios, reforçando as relações visuais que estabelecem entre si.

 

Mais informações:

Museu Casa Kubitschek - ck.fmc@pbh.gov.br

Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design - cb.fmc@pbh.gov.br

Museu de Arte da Pampulha - map.fmc@pbh.gov.br