Pular para o conteúdo principal

Jornada Empreendedora terá ações em três vilas e favelas de BH
Foto: Tiago Penna

Jornada Empreendedora terá ações em três vilas e favelas de BH

criado em - atualizado em

As ações da Jornada Empreendedora vão chegar aos moradores de mais três bairros, vilas e favelas de Belo Horizonte, a partir desta quarta-feira (26): Vila São João Batista; Bairro Cenáculo e Cabana. O projeto faz parte do Programa de Inclusão Produtiva em Vilas e Favelas, uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Sebrae Minas, com foco nos microempreendedores individuais (MEIs).

 

Nesta quarta-feira (26), às 19h, será realizada uma roda de conversa sobre o empreendedorismo local com comerciantes e empreendedores da Vila São João Batista e do Bairro Cenáculo, para entender as demandas e, assim, propor medidas para atendê-las. O evento acontecerá no Centro de Convivência de Venda Nova (Rua Expedicionário Américo Fernandes, 116 - São João Batista). No dia 5 de novembro, será a vez do bairro Cabana receber o lançamento da Jornada Empreendedora.

 

“Muitas vezes as pessoas dos bairros mais distantes não têm facilidade para o deslocamento até o Centro ou não têm conhecimento dos serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor, que podem auxiliá-las no processo de formalização do próprio negócio. Por isso, é muito importante chegarmos até essas pessoas em ações itinerantes como essas”, conta a analista do Sebrae Minas, Delaine Cordeiro.

 

A temporada da Jornada Empreendedora já passou pelos bairros Alto Vera Cruz, Taquaril e Granja de Freitas, realizando a capacitação de empreendedores dessas localidades. Foram estruturadas ações gratuitas de atendimento, orientação e capacitações que tiveram como base temas relativos à educação e orientação financeira; conectividade; educação digital e tecnológica; empreendedorismo e gestão; crédito; serviços financeiros e capital; ambiente de negócios e Inovação.

 

Em 2021, mais de 140 empreendedores participaram de atividades formativas da Jornada Empreendedora, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades vulneráveis de Belo Horizonte, por meio de lições de educação financeira, empreendedora, digital e tecnológica.

 

“O programa possibilita a qualificação de muitos jovens e pessoas vulneráveis, levando a eles o acesso a materiais, conteúdos e capacitações fundamentais para qualquer empreendedor. Ações como essas são essenciais para reduzir as desigualdades e fomentar o desenvolvimento sustentável da cidade,” afirma Adriano Faria, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.

 

Também são parceiros neste programa, a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e a Prodabel, além de lideranças comunitárias regionais fundamentais para a mobilização dos empreendedores.

 

Confira a programação completa:

Vila São João Batista e Bairro Cenáculo – Roda de conversa

Roda de conversa sobre o empreendedorismo local com comerciantes e empreendedores da Vila São João Batista e do Bairro Cenáculo para entender suas demandas e, assim, propor medidas para atendê-las.

 

●        26 de outubro

 

●        Centro de Convivência de Venda Nova

 

 

Cabana do Pai Tomás – Jornada Empreendedora do Cabana

Lançamento da Jornada Empreendedora do Cabana.

 

●        05 de novembro


●         Cabana do Pai Tomás

 

 

Palestra - Vendas para o Natal

Palestra para preparar o empreendedor para as vendas de fim de ano. Trará temas como técnicas de vendas, desde abordagem ao cliente, atendimento e como estas ações provocam um impacto positivo nos resultados do negócio.

 

●        09 de novembro

 

●        Centro Cultural Alto Vera Cruz