Pular para o conteúdo principal

Pessoas reunidas em uma sala
Foto: Tiago Penna

Jornada Empreendedora dá início à nova etapa de qualificações em vilas e favelas

criado em - atualizado em

Jovens que moram nos bairros Alto Vera Cruz, Taquaril e Granja de Freitas poderão participar, nos próximos meses, das ações de uma nova etapa da Jornada Empreendedora. A iniciativa faz parte do Programa de Inclusão Produtiva em Vilas e Favelas, com foco no Microempreendedor Individual, em uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Sebrae.

 

“Mais uma vez estamos indo em busca do talento e da capacidade produtiva dos jovens mais vulneráveis. É importante incentivá-los e valorizá-los para que tenhamos uma cidade mais equilibrada e próspera economicamente. A didática e a qualidade dos conteúdos do Sebrae são essenciais nesse processo”, conta Adriano Faria, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.

 

Para promover o desenvolvimento dos territórios por meio da educação financeira, empreendedora, digital e tecnológica em comunidades, a Jornada Empreendedora prevê uma série de capacitações, orientações e articulações com os diversos atores e parceiros para a melhorar a qualidade de vida e gerar renda para os mais vulneráveis. Em 2021, mais de 140 empreendedores passaram por atividades formativas do programa.

 

Nesta etapa, foram estruturadas ações gratuitas de atendimento, orientação e capacitações que têm como base temas relativos à Educação e Orientação Financeira; Conectividade; Educação Digital e Tecnológica; Empreendedorismo e Gestão; Crédito; Serviços financeiros e capital; ambiente de negócios e Inovação.

 

“Em meio a tantos desafios socioeconômicos, a jornada empreendedora nas comunidades promove o fortalecimento de empreendimentos já existentes, bem como o apoio a outros tantos que poderão surgir. A parceria com a Prefeitura é fundamental para conseguirmos chegar até as pessoas que mais precisam”, explica Delaine Cordeiro, analista do Sebrae-MG e coordenadora do programa.

 

São parceiros nesta proposta, além das lideranças comunitárias, a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (URBEL), os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Instituto Sicoob, a Crediminas, o Credimonte e a Prodabel.

 

As capacitações começam em setembro e vão até dezembro de 2022, com inscrições gratuitas e abertas a todos. Serão abordados temas sobre formalização e gestão do negócio, tendências e melhoria nas vendas. As inscrições podem ser realizadas neste link. Para mais informações basta acessar a página do Jornada Empreendedora ou pelo telefone: (31) 3274-2968.

 

Confira a programação completa:

 

Oficina Controles Financeiros

Muitos problemas de uma empresa podem ser solucionados com uma boa gestão financeira. A palestra vai ensinar como se posicionar para controlar as finanças em diferentes negócios.

 

28 de setembro

CEVAE Taquaril

 

Oficina Marketing Digital

As vendas pela internet estão se popularizando cada vez mais. Como as pessoas têm usado isso a favor de seu negócio? Nesta palestra, serão disponibilizadas informações para se conseguir identificar as oportunidades do Marketing Digital, que podem ser utilizadas em benefício dos mais diferentes negócios.

 

29 de setembro

Centro Cultural Alto Vera Cruz

 

Palestra: Investimentos, previdências e seguros

A organização financeira e a capacidade de constituir reservas e investir de forma planejada e consciente influenciam diretamente o bem-estar financeiro e, consequentemente, no bem-estar geral das pessoas. Nesta palestra, serão abordados tópicos que podem ajudar a organizar as contas e planejar a vida financeira, a lidar melhor com as dívidas e o consumo, e a tomar decisões de investimentos mais conscientes e planejadas.

 

5 de outubro

Centro Cultural Alto Vera Cruz

 

Quinta da Beleza – Tendências

A palestra apresentará tendências do mercado da beleza, observando e identificando os lançamentos e mudanças mais recentes no comportamento do consumidor. Nem todos os palpites vão estar certos e nem todos os modismos irão pegar, mas não custa se inteirar das novidades e pensar como, e se, vale a pena agregar os dados ao cotidiano do negócio.

 

6 de outubro

Centro Cultural Alto Vera Cruz

 

Quinta da Moda – Tendências

A palestra apresentará tendências do mercado da moda, observando e identificando os lançamentos e mudanças mais recentes no comportamento do consumidor. Nem todos os palpites vão estar certos e nem todos os modismos irão pegar, mas não custa se inteirar das novidades e pensar como, e se, vale a pena agregar os dados ao cotidiano do negócio.

 

20 de outubro

Centro Cultural Alto Vera Cruz

 

Palestra - Vendas para o Natal

A palestra tem o objetivo de preparar o empreendedor para as vendas de fim de ano e trará temas como: técnicas de vendas, desde abordagem ao cliente; atendimento; e como estas ações provocam um impacto positivo nos resultados do negócio.

 

10 de novembro

Centro Cultural Alto Vera Cruz