Pular para o conteúdo principal

Grupo de atletas de voleibol posam para foto com parentes, amigos e técnicos
Foto: Divulgação PBH

Jogos Escolares seguem com definição de novos campeões em modalidades coletivas

criado em - atualizado em

Competição esportiva e educacional realizada pelo terceiro ano consecutivo pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Educação, os Jogos Escolares de Belo Horizonte 2019 têm mais seis campeões em modalidades coletivas.


Na quarta-feira, dia 5, o Colégio Batista Mineiro conquistou o título de handebol feminino, Módulo I. O Colégio Santa Dorotéia sagrou-se campeão do voleibol feminino, Módulo I. Já o Colégio Eccellente – Ouro Preto ficou com a primeira colocação no voleibol feminino, Módulo II.


Na última quinta-feira, dia 6, o Colégio Eccellente – Palmares assegurou o título do basquete masculino, Módulo I. Já a Escola Estadual Sagrada Família II comemorou em dobro, ao conquistar o handebol feminino e o masculino do Módulo.


Confira detalhes sobre os resultados, a tabela de jogos e mais informações sobre a competição no portal da Prefeitura.

 

Modalidades

 

A edição 2019 dos jogos recebeu as inscrições de 120 instituições de ensino das redes particular, municipal e estadual, além de centros socioeducativos e escolas de práticas de paradesportos.


O início oficial da competição foi no dia 6 de maio, com a realização de jogos de modalidades coletivas. Confira o calendário da competição e mais informações no portal da Prefeitura. A expectativa é de que cerca de quatro mil alunos disputem os jogos deste ano.


As provas e os jogos são realizados em equipamentos e instalações esportivas de instituições escolares e esportivas de Belo Horizonte. Com 24 modalidades, a competição é disputada em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos.


As modalidades são olímpicas e não olímpicas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Há, ainda, as modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.


Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais, a competição é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais, permitindo, ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude.

 

Atletas do futebol, em formação, posam para foto