Pular para o conteúdo principal

Criança acendendo a tocha dos Jogos Escolares
Foto: Tiago Ciccarini

Jogos Escolares de BH 2020 têm abertura suspensa e inscrições prorrogadas

criado em - atualizado em

Em função da pandemia do Coronavírus e em conformidade com o decreto municipal que estabelece ações para conter a propagação de infecção viral e preservar a saúde da população, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer informa as seguintes deliberações acerca da edição 2020 dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH):
 

1. Suspensão da realização do congresso técnico previsto para 24 de março;

2. Suspensão da cerimônia de abertura dos jogos, então prevista para 28 de março.

3. Prorrogação das inscrições das escolas e respectivas modalidades até 27 de março, data na qual se encerram também as inscrições dos estudantes-atletas.


Não há datas definidas para a realização do congresso técnico nem para a abertura dos jogos. A comissão organizadora dos JEBH 2020 vai se reunir na próxima semana para avaliar o cenário.

As notas oficiais com as mudanças anunciadas e o link para as inscrições das modalidades coletivas, individuais e paralímpicas estão disponíveis nesta página, assim como o regulamento da competição e informações sobre as modalidades.

 

Módulos

Em 2019, participaram dos jogos mais de 3 mil estudantes-atletas de 120 instituições de ensino das redes particular, municipal e estadual, além de centros socioeducativos e escolas de práticas de paradesportos. As disputas ocorreram de 6 de maio a 18 de junho.

Os JEBH são disputados em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos. As modalidades dos jogos são olímpicas e não olímpicas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, taekwondo, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Há, ainda, as modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.

Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), os JEBH são a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo, ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude.