Pular para o conteúdo principal

Grupo de jovens atletas posam para foto em quadra de esporte
Foto: Divulgação PBH

Jogos Escolares de 2019 têm primeiros campeões de modalidades coletivas

criado em - atualizado em

Os campeões masculinos de basquete (Módulo II) e vôlei (Módulos I e II) dos Jogos Escolares de Belo Horizonte 2019 foram definidos na noite dessa terça-feira, dia 4.


O Jogos Escolares são uma competição esportiva e educacional realizada pelo terceiro ano consecutivo pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Educação.


O Instituto Padre Machado conquistou o título do basquete masculino, Módulo II, ao derrotar o Colégio Batista Mineiro por 80 a 64, na quadra do Colégio Batista Mineiro. No Colégio Santo Agostinho, o Instituto Educação de Minas Gerais sagrou-se campeão do vôlei masculino, Módulo II, ao superar a equipe do Colégio Santo Agostinho por dois sets a zero.


Já o voleibol masculino, Módulo I, foi disputado em chave única. De acordo com a classificação, o campeão foi o Centro Educacional Mineiro, com o Colégio Santo Agostinho na segunda colocação.


Confira detalhes sobre os resultados, a tabela de jogos e mais informações sobre a competição nos boletins da página dos Jogos Escolares no portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

24 modalidades

 

A edição 2019 dos jogos recebeu as inscrições de 120 instituições de ensino das redes particular, municipal e estadual, além de centros socioeducativos e escolas de práticas de paradesportos. O início oficial foi no dia 6 de maio, com a realização de jogos de modalidades coletivas. Confira o calendário da competição e mais informações no portal da Prefeitura de Belo Horizonte. A expectativa é de que cerca de quatro mil alunos disputem os jogos deste ano.


As provas e os jogos são realizados em equipamentos e instalações esportivas de instituições escolares e esportivas de Belo Horizonte. Com 24 modalidades, a competição é disputada em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos.


As modalidades são olímpicas e não olímpicas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Há, ainda, as modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.


Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), os Jogos Estudantis de Belo Horizonte são a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o Município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo, ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude