Pular para o conteúdo principal

A foto mostra pessoas sentadas em arquibancadas de cimento, em um parque com árvores ao fundo. O céu está azul. A maior parte do público é constituída de alunos uniformizados. Em um plano superior, ao meio, está situada uma grande o pira em metal preto, e o fogo está aceso, uma chama grande e amarela.
Adão de Souza

Jogos Escolares começaram em Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Prefeitura de Belo Horizonte retoma a coordenação da competição no âmbito municipal, após 16 anos distante da organização

 


O Parque dos Mangabeiras foi sede nesta sexta-feira, 2 de junho, da abertura da etapa municipal dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH).A edição de 2017 é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e da Secretaria Municipal Esporte e Lazer (Smel).

Ao fazer a abertura oficial dos JEBH, o vice-prefeito Paulo Lamac ressaltou os importância de trazer para o município a realização do evento que, desde 2001, era feito por outras entidades: “o esporte é um elemento a mais na formação da juventude, proporciona aos estudantes momentos de sociabilidade e de produção de saberes para além daqueles vivenciados na escola. Ao retomar a organização dos Jogos Escolares, a Prefeitura valoriza essa política e incentiva maior participação das escolas públicas, abrindo espaços para quem mais precisa.”

Os alunos que participaram do evento de abertura também elogiaram a iniciativa da Prefeitura e se mostraram ansiosos com a oportunidade, como conta Sarah Fabiane Rocha, 14 anos, da Escola Municipal Hugo Pinheiro. “Foi emocionante representar minha escola e a Prefeitura de Belo Horizonte no revezamento da tocha olímpica. Eu e meus colegas queremos fazer bonito nesses jogos. Estou inscrita no futebol e minha equipe “vai com tudo” pra ganhar essa competição. “

As competições dessa etapa, que é classificatória para a seletiva estadual, iniciaram nesta segunda-feira, 5 de junho, e vão até o dia 24 deste mês, envolvendo cerca de 1. 600 alunos, com idade entre 12 e 17 anos, das redes de ensino da cidade. Ao todo 37 escolas municipais, 13 estaduais e 22 particulares participam dos JEBH. A competição contará, ainda, com representantes de quatro instituições nas áreas socioeducativas e duas de paradesportos.

A oportunidade de interação entre escolas de diferentes redes de ensino foi elogiada pela secretária municipal de Educação, Ângela Dalben. “Quando reunimos escolas de todas as redes em torno de uma ação importante para juventude e para nós, educadores, estamos pensando na cidade. É importante lembrar que as atividades esportivas trabalham questões como superação, disciplina, esforço e o desejo de vencer. Quando pensamos em jogos escolares, pensamos no desenvolvimento integral do estudante É uma ação que converge, com certeza, para a melhoria da qualidade da educação”, comentou.

As competições da etapa municipal serão realizadas nos espaços esportivos das escolas participantes e envolvem as modalidades atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica de trampolim, handebol, judô, luta olímpica, natação, peteca, tênis de mesa, voleibol, xadrez e vôlei de praia. Também haverá torneios das modalidades paralímpicas de atletismo, natação, goalball, tênis de mesa, bocha, judô, futebol de cinco, futebol de sete, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Paulo Roberto de Freitas, a diversidade de modalidades olímpicas e paralímpicas é mais um ponto positivo desse momento histórico para cidade “esse é o início de um projeto que, acredito, será de grande duração. Com certeza, ainda falta muitas coisas, mas ver a alegria desses estudantes e saber que podemos aproximá-los de diversas modalidades esportivas dando mais uma esperança para esses jovens, mostra que estamos contribuindo para que eles tenham um futuro melhor”, avaliou.
 

 

02/06/2017. Abertura dos Jogos Escolares de BH. Fotos: Adão de Souza/PBH