8 January 2025 -
O ano começa em clima de férias nos equipamentos museais da Pampulha, que trazem uma diversidade de opções para vivenciar experiências artísticas, educativas e culturais em janeiro. A programação inclui brincadeiras e oficinas voltadas especialmente para o público infantil, além de exposições.
Todas as atividades são gratuitas e integram o projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Lumiar, na busca pelo fortalecimento das ações realizadas pelos equipamentos museais da Pampulha, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais. A programação completa pode ser acessada no site do projeto.
A programação especial de férias para as famílias começa na Casa do Baile Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, com dois dias seguidos de “Tardes Líquidas”, uma das atividades de férias preferidas da criançada. Oficina de lazer que explora as relações corporais entre a arquitetura e a paisagem da Pampulha, a atividade é voltada para crianças de 6 a 10 anos de idade e é composta por diversas brincadeiras que incluem bolhas de sabão, balões d'água, chuveiros nos jardins e outras experiências que exploram a natureza. A atividade acontece em 27 e 28 de janeiro, das 14h às 17h, e possui número limitado de vagas, necessitando de inscrições prévias que podem ser feitas pelo e-mail cb.fmc@pbh.gov.br.
A natureza volta a ser ponto de encontro no Museu Casa Kubitschek, que promove a ação “Brincadeiras no jardim”, em 29 de janeiro, das 14h às 17h. A atividade é um convite ao público infantil para uma aventura emocionante de aprendizado e diversão no Jardim de Burle Marx. Nela, as crianças terão a oportunidade de se envolver em brincadeiras educativas que exploram a natureza, a cultura e a história, enquanto desfrutam do cenário deslumbrante deste icônico jardim, sendo estimuladas a explorar o mundo ao seu redor, descobrindo os segredos da flora e fauna, enquanto aprendem sobre curiosidades do Museu. Não é necessário inscrição prévia, mas as vagas são limitadas e é preciso a presença dos responsáveis para acompanhar a atividade. Informações pelo e-mail ck.fmc@pbh.gov.br.
A equipe do educativo do Museu de Arte da Pampulha também preparou uma programação especial para as crianças. Em 30 de janeiro, das 14h às 16h, acontece a “Oficina de colagem”, que oferece uma experiência criativa inspirada em imagens das obras do acervo do MAP e do Conjunto Moderno da Pampulha. Os participantes irão explorar elementos como composição, cor e forma, combinando com pintura e desenho para ampliar as possibilidades artísticas. Mais do que uma atividade manual, a oficina provoca o público a desenvolver a sensibilidade estética e aprender mais da História da Arte. A ação será realizada no Museu Casa Kubitschek, gratuita e aberta para todas as idades. Não é necessário inscrição prévia, mas as vagas são limitadas.
Encerrando a programação no dia 31, de 13h às 16h, o Educativo do MAP convida para uma tarde cheia de diversão, criatividade e aprendizado em uma experiência que une brincadeira e arte. Na “Tarde Brincante”, que será realizada no Museu Casa Kubitschek, o público será desafiado com dinâmicas inspiradas no clássico jogo “Imagem e Ação”, atividades lúdicas, como exploração dos jardins, caça ao tesouro e impressão botânica. Ao fim da ação, os participantes receberão um certificado simbólico, junto dos trabalhos produzidos. A ação é gratuita, aberta para todas as idades e não necessita de inscrição prévia. As vagas são limitadas.
Exposições
Durante o mês de janeiro, os visitantes da Casa do Baile e do Museu Casa Kubitschek poderão conferir as exposições e mostras que estão em cartaz nos dois espaços. Na Casa do Baile, o público tem até 12 de janeiro para conferir a exposição “Lugar Imaginado, Lugar Vivido: 80 Anos da Casa do Baile”. Com curadoria de Guilherme Wisnik e Marina Frúgoli, a mostra apresenta, no formato audiovisual, uma cronologia visual da história da Casa, mostrando a trajetória até se consolidar como espaço museal. Integra ainda a exposição a instalação de obras de artistas contemporâneos que dialogam com a própria arquitetura da Casa e da paisagem da lagoa da Pampulha.
O projeto curatorial da exposição se apropria da trajetória da Casa do Baile, criando um jogo entre tempos passado e futuro, em um movimento simultâneo de olhar para trás e para frente, história e projeção. Segundo Guilherme Wisnik, a exposição, ao comemorar os 80 anos de uma instituição-edifício-lugar que representa muito na história da cidade, precisa abarcar suas idas e vindas ao longo do período, desde seus tempos de glamour, declínio, renovação e reconfiguração para se afirmar em um novo contexto. A exposição pode ser conferida, de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h.
No Museu Casa Kubitschek, segue em cartaz a exposição “Traçar Moderno: Construindo Formas e Trajetórias”, que lança um olhar sobre o acervo do Museu e ressalta sua importância para a reflexão acerca do modernismo brasileiro. Com curadoria de Ana Karina Ribeiro Bernardes, Claudia Vianna Lima e Isabela Tavares Guerra, a mostra busca destacar a importância do Museu para o cuidado, preservação e pesquisa desse acervo que é referencial para o design, a arquitetura e paisagismo modernistas. A exposição pode ser conferida, de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h.
Férias – Museus Pampulha
Programação completa: site do projeto.