Pular para o conteúdo principal

Inventário Cultural dos Povos Indígenas será apresentado em reunião pública
Foto: Ricardo Laf

Inventário Cultural dos Povos Indígenas será apresentado em reunião pública

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove neste domingo (7) reunião pública para apresentar os resultados do “Inventário Cultural dos Povos Indígenas em Belo Horizonte”. O encontro marca uma nova etapa do processo participativo iniciado em 2023 para reconhecer e valorizar a identidade indígena na capital e região metropolitana. O evento será das 9h às 12h no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP).

A reunião integra a programação especial de aniversário de Belo Horizonte promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura. O objetivo é validar junto aos povos indígenas os resultados do estudo realizado de forma participativa, com representantes de várias tribos, como: Borum-Krem, Kaxixó, Guegué do Sangue, Puri, Warao e Aymara.

O Inventário busca identificar, mapear e compreender a vida das pessoas indígenas na cidade, considerando sua diversidade cultural, os diferentes vínculos, os lugares de referência e as demandas por serviços públicos. A pesquisa também propôs captar a perspectiva dos próprios indígenas, promovendo uma mudança no olhar romantizado ou preconceituoso que, historicamente, marca a presença indígena, especialmente em contextos urbanos.

Outro objetivo é fornecer diretrizes para a construção de políticas públicas municipais mais adequadas às especificidades dessa população. Entre os temas abordados estão as retomadas indígenas associadas aos territórios, a crescente reivindicação pelo reconhecimento da identidade indígena e a crítica à utilização de termos como “migrantes” para povos originários, à luz das dimensões de Pindorama e Abya Yala.

O estudo também levanta proposições políticas e filosóficas que desafiam a visão colonial sobre organização do espaço e modos de existência, impactando diretamente o planejamento de serviços públicos. O Inventário Cultural dos Povos Indígenas foi desenvolvido pela PBH em convênio com o Ministério da Cultura e em parceria com a Consultoria Campo - Cultura, Meio Ambiente e Patrimônio.

A reunião ainda tem como propósito promover a salvaguarda das culturas indígenas, compartilhando com o público um diagnóstico sobre os modos de vida e as práticas culturais desses povos na capital e na região metropolitana. Após possíveis ajustes sugeridos na reunião, o Inventário Cultural será finalizado e ficará disponível para consulta no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH). O estudo também será apresentado aos órgãos do poder executivo municipal, com o objetivo de subsidiar ações e políticas públicas voltadas à população indígena que reside e circula pela cidade.

Serviço
Reunião Pública | Apresentação dos resultados do “Inventário Cultural dos Povos Indígenas em Belo Horizonte”

Data: domingo (7)
Horário:  das 9h às 12h
Entrada gratuita
Local: Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã)