Pular para o conteúdo principal

Imagem de divulgação da 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte. A arte tem fundo branco e utiliza cores vibrantes, como verde-limão, roxo, amarelo e azul. À esquerda, aparece o título da conferência, acompanhado de um símbolo que representa pessoas com os braços levantados. Abaixo, em uma faixa verde-limão, está escrito: “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e a Democracia Participativa”.
Arte/PBH

Inscrições para Pré-Conferências Regionais dos Direitos da Criança e do Adolescente vão até 3 de novembro

criado em - atualizado em

Estão abertas até 3 de novembro as inscrições para as Pré-Conferências Regionais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte. Os encontros serão realizados entre os dias 7 e 14 de novembro, em nove regionais da cidade, e fazem parte da preparação para a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, nos dias 4 e 5 de dezembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

As pré-conferências são espaços de participação popular destinados a debates de propostas para fortalecer a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Durante os encontros, os participantes poderão contribuir com sugestões para as políticas públicas municipais, além de eleger os delegados que representarão cada regional na etapa municipal.

A iniciativa busca ampliar o diálogo entre a sociedade civil, o poder público e os diferentes setores que integram o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, fortalecendo a participação democrática na construção de ações voltadas à promoção, proteção e defesa desses direitos.

Quem pode participar

As pré-conferências são abertas à participação da população, incluindo crianças, adolescentes, famílias, profissionais, representantes de organizações da sociedade civil e demais pessoas interessadas na defesa dos direitos da infância e da adolescência.
Preferencialmente, os participantes devem morar ou trabalhar na regional em que desejam participar ou atuar em políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes naquele território.

Cada pré-conferência regional tem previsão de até 150 vagas.

11ª Conferência Municipal

Com o tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e a Democracia Participativa”, a 11ª Conferência Municipal busca mobilizar a sociedade para discutir e aprimorar políticas, programas e ações destinados à infância e à adolescência em Belo Horizonte.

O processo conferencial inclui conferências livres, pré-conferências regionais e a etapa municipal. As propostas construídas ao longo desse percurso contribuem para o debate coletivo sobre os desafios e as prioridades na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Programação das pré-conferências

7 de novembro (sábado)

Centro-Sul: das 8h às 12h, na Escola Municipal Caio Líbano Soares — Rua Carangola, 288, 6º andar, Bairro Santo Antônio.

Venda Nova: das 8h às 12h, na Escola Municipal Antônia Ferreira — Rua João Gualberto de Abreu, 10, Bairro São João Batista.

Leste: das 9h às 12h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Francisco Carvalho Moreira — Avenida Itaituba, 12, Bairro São Geraldo.

9 de novembro (segunda-feira)

Barreiro: das 13h às 17h30, na PUC Barreiro — Avenida Afonso Vaz de Melo, 1.200, Barreiro.

11 de novembro (quarta-feira)

Norte: das 13h às 17h, no Auditório do Cras Novo Aarão Reis — Avenida Risoleta Neves, 347, Bairro Novo Aarão Reis.

12 de novembro (quinta-feira)

Noroeste: das 13h às 17h, na Escola Estadual Tomás Brandão — Praça Senhor Bom Jesus, 134, Bairro Bom Jesus.

13 de novembro (sexta-feira)

Oeste: das 14h às 18h, no Centro de Acolhida Betânia — Rua Cipriano de Carvalho, 574, Bairro Cinquentenário.

14 de novembro (sábado)

Nordeste: das 8h às 12h, na Escola Municipal Francisco Bressane — Rua Aiuruoca, 501, Bairro São Paulo.

Pampulha: das 8h às 12h, na Escola Municipal Dom Orione — Avenida Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 500, Bairro Ouro Preto.