Pular para o conteúdo principal

Jogo de handebol nos Jogos Escolares 2020
Foto: Divulgação PBH

Inscrições para os Jogos Escolares de Belo Horizonte 2020 já estão abertas

criado em - atualizado em


As inscrições para a edição 2020 dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) já começaram e vão até o próximo dia 18. A competição esportiva e educacional é realizada pelo quarto ano consecutivo pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
    
Até 18 de março, dirigentes de instituições de ensino das redes particular, municipal e estadual, além de centros socioeducativos e escolas de práticas de paradesportos, poderão fazer a inscrição na competição e indicar as modalidades coletivas, individuais e paralímpicas a serem disputadas.
    
O link para as inscrições das modalidades coletivas e os formulários para as individuais e paralímpicas estão disponíveis nesta página, assim como o regulamento da competição e demais  informações sobre os jogos.
    
O período de inscrições dos estudantes-atletas das modalidades coletivas, individuais e paralímpicas vai de 19 a 27 de março. O congresso técnico do JEBH 2020 será em 24 de março, às 14h, no Auditório JK, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte (avenida Afonso Pena, 1212, Centro).
    
A cerimônia de abertura do JEBH 2020 será em 28 de março, a partir das 9h, no ginásio do Mackenzie (rua Congonhas, 420, Santo Antônio). O início dos jogos está marcado para 1º de abril.
    
Em 2019, participaram dos jogos mais de 3 mil estudantes-atletas de 120 instituições de ensino das redes particular, municipal e estadual, além de centros socioeducativos e escolas de práticas de paradesportos. As disputas ocorreram de 6 de maio a 18 de junho.

 


Módulos

O JEBH é disputado em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos.
    
As modalidades dos jogos são olímpicas e não olímpicas: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
    
Há ainda as modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.
    
Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais, o JEBH é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo, ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude.