Pular para o conteúdo principal

Imagem do Ponto de Inscrição das Comissões Regionais de Transportes e Trânsito
Foto: Divulgação PBH

Inscrições para eleição das Comissões de Transportes podem ser feitas até 1/08

criado em - atualizado em

Começaram nesta segunda-feira, dia 26, as inscrições para os candidatos e também para os moradores que vão eleger os representantes das Comissões Regionais de Transportes e Trânsito (CRTTs), que são um espaço de particular onde são discutidas diversas questões sobre o trânsito e o transporte de Belo Horizonte;

As inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 1º de agosto (domingo), no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. Além de encontrar informações sobre a eleição das Comissões, o calendário das fases, os procedimentos a serem adotados e outras orientações, os moradores devem preencher o formulário disponibilizado no Portal e anexar todos os documentos listados, entre eles o comprovante de residência que certifica por qual região o cidadão participa da eleição.

A cartilha disponibilizada no Portal da PBH traz explicações sobre as eleições, as instruções e passo a passo que o cidadão precisa seguir para se inscrever, para votar e participar, usando as plataformas digitais, desde a inscrição até a apuração dos votos e o resultado final das eleições para os representantes das CRTTs.

Devido às medidas de prevenção e combate à pandemia de Covid-19, todo o processo eleitoral das Comissões será virtual. Para isso, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, montou estruturas de apoio nas estações de integração do Move. Os participantes da eleição que não têm acesso próprio à internet, ou que necessitarem de auxílio, poderão contar com computador e orientação para as inscrições e a votação.

Para o biênio 2021/2023, serão eleitos três membros titulares e três membros suplentes por cada um dos 40 Territórios de Gestão Compartilhada, totalizando 240 membros das CRTTs.

A votação e a sessão pública para a apuração dos votos para cada Território de Gestão Compartilhada, que compõem as nove Regiões Administrativas da Prefeitura de Belo Horizonte, vão acontecer em dias distintos, conforme a programação:

  • CRTT Barreiro: 16 de agosto;
  • CRTT Centro-Sul: 17 de agosto;
  • CRTT Leste: 18 de agosto;
  • CRTT Nordeste: 19 de agosto;
  • CRTT Noroeste: 23 de agosto;
  • CRTT Norte: 24 de agosto;
  • CRTT Oeste: 25 de agosto;
  • CRTT Pampulha: 26 de agosto;
  • CRTT Venda Nova: 30 de agosto