Pular para o conteúdo principal

Alunos em cozinha para aula do cursos de Serviço para Bares e Restaurantes
Divulgação/PBH

Inscrições abertas para cursos de Serviço para Bares e Restaurantes em BH

criado em - atualizado em

Estão abertas as inscrições para o Curso de Serviço para Bares e Restaurantes, promovido pelo Instituto Diageo e a Abrasel, por meio do Programa Learning for Life, com apoio e parceria da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha. O cadastro para as primeiras turmas está aberto até dia 15 de novembro e podem ser feitas pelo formulário disponível no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. As aulas terão início ainda neste mês.

 

Serão ofertadas 140 vagas, sendo 80 para as pessoas encaminhadas por órgãos da PBH, como serviços da assistência social e educação, e 60 para ampla concorrência. Serão ofertados os seguintes conteúdos: aspectos sócio comportamentais em hospitalidade, serviço de sala e bar, drinks e o mercado de trabalho, bebidas alcoólicas e serviço de bebidas, tipologia e preparo de coquetéis. Para participar, é necessário ter pelo menos 18 anos; ter disponibilidade de horário para fazer o curso; estar interessada/o na possibilidade de se inserir no mercado de trabalho de bares e restaurantes.

 

“Essa formação é muito importante pois responde a demanda do setor de bares e restaurantes, especialmente neste momento de ampliação e melhoria do ambiente de negócios em Belo Horizonte. Outro ponto de destaque é a conexão com o programa de qualificação profissional Valorizar a Gastronomia Articulada à Agroecologia, ofertado pelo CRESAN, que forma profissionais com capacidades diversas, especialmente na cadeia da gastronomia, se colocando como ponte para a empregabilidade e a geração de renda”, destaca Darklane Dias, subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

O curso de Serviço para Bares e Restaurantes tem carga horária de 60h. Metade desse tempo é dedicado à aprendizagem teórica, com seis horas diárias de segunda a sexta-feira, no Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional - CRESAN  Mercado Popular da Lagoinha (Av. Pres. Antônio Carlos, 821 - Lagoinha). A outra metade é destinada à aprendizagem/vivência prática, que será feita em bares e restaurantes associados ao projeto próximos à residência da/o cursista.

 

De acordo com Matheus Daniel, presidente da Abrasel em Minas Gerais, a possibilidade de contratação após a conclusão do curso é expressiva. “A participação no curso não garante a contratação, mas tendo em vista a necessidade de profissionais qualificados no setor de bares e restaurantes em Belo Horizonte, essa possibilidade é bastante real”. Este é um momento oportuno visando atender a bares e restaurantes na demanda de mão de obra qualificada e preparada para trabalhar no período da copa do mundo e eventos de final de ano, complementa.