Pular para o conteúdo principal

Inscrições abertas para 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de BH
Foto: PBH/ Arte

Inscrições abertas para 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar de BH

criado em - atualizado em

Estão abertas as inscrições para a 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte, que acontecerá nos dias 14 e 15 de julho. Com a temática “Por Democracia com comida de verdade, produção sustentável e soberania alimentar", o evento será realizado no Centro Universitário Estácio de Sá - Unidade Prado (Rua Erê, 207). São esperadas cerca de 250 pessoas e para participar é preciso realizar as inscrições até 11 de julho. Informações e o formulário para inscrição estão disponíveis na página da Conferência.

 

Organizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, a 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional tem o objetivo de debater e propor diretrizes para a Política e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), com a participação de representantes da sociedade civil e do poder público, e de eleger delegados (as) para participarem da Conferência Regional Metropolitana de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

 

Neste ano, os debates se dividem em três eixos temáticos: Produção de Alimentos Saudáveis em Belo Horizonte e Minas Gerais , Fortalecimento Popular e Comunitário nas políticas de SAN e Fortalecimento dos Sistema Municipal, Estadual e Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Combate à fome e à miséria como Promoção do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (DHANA) e Inclusão Social.

 

A 5ª Conferência Municipal deverá eleger três pessoas para participarem da Conferência Regional Metropolitana, sendo um representante do governo e dois representantes da sociedade civil, garantindo, sempre que possível, representantes de todos os Povos e Comunidades Tradicionais (indígenas, quilombolas, ciganos, matriz africana, pescadores artesanais, geraizeiros, extrativistas, catadores de sempre-viva, ribeirinhos, entre outros, e agricultores familiares, mulheres e jovens).

 

Agenda nacional

 

A 5ª Conferência Municipal apresenta o mesmo tema da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, “Por Democracia com comida de verdade, produção sustentável e soberania alimentar", que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2023, em Belo Horizonte. Também dialoga com a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que abordará o lema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”. A conferência nacional será realizada de 11 a 14 de dezembro de 2023, em Brasília.