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Inauguração de luzes de Natal abre campanha para reaquecer a economia no Centro

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A Prefeitura de Belo Horizonte inaugura nesta quarta-feira, dia 1º, às 19h, a iluminação de Natal no hipercentro da cidade, como parte de uma estratégia criada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para impulsionar o comércio na região. A campanha Natal em Movimento promoveu melhorias reivindicadas pelos lojistas dos 18 quarteirões da área central, como segurança e estrutura, para atrair o público consumidor ao Centro, bairro com cerca de 22 mil empreendimentos ativos, o maior número da capital. 

“A campanha Natal em Movimento, que integra o projeto Horizonte Criativo, é uma atuação intersetorial e conta com a participação de diferentes órgãos do Executivo municipal. As atividades estarão voltadas para segurança pública, economia, cultura, obras, limpeza e turismo. Nossa meta é impulsionar o comércio da cidade, setor muito afetado pela pandemia”, afirmou o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Beato. 

Limpeza e desinfecção de ruas e calçadas serão reforçadas no período da campanha, que vai até 6 de janeiro. 

Na segurança, a Guarda Municipal vai reforçar a Operação Sentinela na área central, ocorrendo o mesmo com a Operação Viagem Segura. As rondas serão feitas em viatura, a pé e com o uso de bicicletas. A Operação Sentinela se destaca pelo empenho de guardas municipais no patrulhamento das praças do hipercentro de BH que concentram maior fluxo de pessoas, com abordagens a pessoas em atitude suspeita para coibir ocorrências de furto, roubo e de outros delitos. 

Já a Operação Viagem Segura tem como objetivo coibir os furtos e assaltos em ônibus e consiste no embarque de guardas em coletivos que circulam pelas avenidas com maior índice de ocorrências de roubos. Haverá a presença de agentes também nos pontos de ônibus, nos horários de pico. 

A Prefeitura de Belo Horizonte também vai ampliar o Programa Estamos Juntos, iniciativa que tem como objetivo a inclusão produtiva da população em situação de rua. O principal eixo do programa é a captação de vagas no mercado formal de trabalho: as empresas oferecem vagas de emprego ou de qualificação profissional e a Prefeitura, por meio do Sine, encaminha as pessoas para entrevista e contratação. Em contrapartida, as empresas têm a possibilidade de acessar condições especiais de negociação de dívidas com o Executivo municipal. 

A população vai contar ainda com intervenções artísticas, além de ações culturais promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura. Um roteiro gastronômico também está entre as atrações preparadas para entreter o belo-horizontino. 

Exemplo de sucesso

Em 2019, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio de sua Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, iniciou o projeto Horizonte Criativo. Com início na região da Lagoinha, o projeto teve o intuito de fomentar o empreendedorismo e economia criativa em diversas partes da cidade. Na Lagoinha já foram realizados projetos voltados para cultura, comércio, segurança, infraestrutura, entre outros setores. 

Em razão dessas melhorias, a Prefeitura já registrou um aumento de empresas ativas na região. Em 2018, eram 4.352 empreendimentos ativos. Em 2021, foram registradas 6.868 empresas, um aumento de 36,64% em três anos. Do total de empresas, 3.959 estão cadastradas como Microempreendedorismo Individual (MEI), resultado dos diversos cursos profissionalizantes e de qualificação para incentivar o empreendedorismo da população local.