Pular para o conteúdo principal

Improvisação é o tema do Terça da Dança em junho, no Teatro Marília
Foto: Carol Salgado

Improvisação é o tema do Terça da Dança em junho, no Teatro Marília

criado em - atualizado em

Vertente da dança contemporânea surgida nos anos 1960, a improvisação possibilita ao bailarino movimentar-se livremente em cena, sem seguir códigos pré-estabelecidos por determinadas técnicas ou coreografias. Realizada de forma consciente, a improvisação pode seguir ou não roteiros e acordos, a depender do propósito. Ao improvisar, o artista vale-se da chamada “inspiração de ocasião”, deixando sua sensibilidade conduzir a dança e se entregando ao momento presente. Grande aliada dos estudos corporais, a improvisação pode ser utilizada como processo criativo ou como finalidade estética, ampliando formas de expressão e contribuindo com o repertório de movimentos do artista.

 

Esse multifacetado elemento artístico é o tema de junho do Terça da Dança, projeto especial do Teatro Marília e do CRDançaBH, que integra a programação do Circuito Municipal de Cultura. Serão duas atrações gratuitas, que acontecem respectivamente nos dias 13 e 27 de junho, terças-feiras, às 19h: o projeto inédito “Reencontros de Improviso”, que reúne em cena sete artistas da dança e da música, numa apresentação guiada pela improvisação e seguida por um bate-papo com o público; e a performance "A Marcha: por nós mesmos", dirigida pela premiada artista da dança Dudude Herrmann, composta por vídeos que registram momentos de improvisação protagonizados por artistas em “não teatros”.

 

Os ingressos para os eventos são gratuitos e devem ser retirados no site da Sympla. Mais informações podem ser encontradas nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, que é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

 

Programação

 

Projeto de improvisação formado por sete artistas da dança e da música, “Reencontros de Improviso” ocupa o Teatro Marília, no dia 13 de junho, com uma apresentação sem roteiros pré-estabelecidos, atravessada por diferentes relações, linguagens artísticas e pesquisas, seguida por um bate-papo com o público presente. A iniciativa conta com as artistas da dança Bárbara Maia, Carol Vilela, Clara Lins e Lívia Espírito Santo, além dos artistas da música Abu, Pedro Alves e Willian Rosa.

 

Com idades entre 18 e 38 anos, os artistas vão protagonizar um diálogo em cena que evidencia seus respectivos mecanismos criativos e linhas de pesquisa. A primeira edição do projeto promove o reencontro entre participantes, que já partilharam entre si relações de diferentes naturezas no passado, expondo os fios que os ligam e apresentando elementos que guiam seus trabalhos na dança e na música.

 

No dia 27 de junho, é a vez do Terça da Dança apresentar a performance "A Marcha: por nós mesmos", que busca ocupar ambientes públicos e "não-teatros", tendo a improvisação como linha-guia. O trabalho, dirigido pela artista Dudude Herrmann, desdobra-se a partir da atividade de formatura dos então alunos do Curso Técnico de Dança do Centro de Formação Artística e Tecnológica, da Fundação Clóvis Salgado, em 2022. Em sua primeira versão, o projeto reuniu três vídeos e uma instalação visual que ocuparam a Galeria Mari’Stella Tristão, no Palácio das Artes, em abril do mesmo ano.

 

A obra propõe a reflexão sobre a relação do ser humano com seu ambiente natural, tema que segue extremamente atual. Assim, diante das chances de levar o trabalho a outros ambientes, têm sido estudadas formas de adaptação pela turma de ex-estudantes - que hoje busca se consolidar como coletivo artístico, intitulado Bando Borboletas no Estômago. "Esse trabalho foi pensado através do desejo e da necessidade de reconexão com a Terra, reconhecendo que viemos da mesma origem e que estamos atrasados para alterar o modo de viver neste planeta lindo e tão maltratado", diz Dudude Herrmann.

 

Terça da Dança

 

Projeto especial do Teatro Marília e do CRDançaBH, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura desde 2019, o Terça da Dança tem como proposta oferecer uma programação contínua com artistas independentes e grupos profissionais da dança, contemplando apresentações de espetáculos, intervenções e instalações artísticas, além de ações formativas e reflexivas. A programação faz parte do Circuito Municipal de Cultura e acontece sempre às terças-feiras, às 19h, no Teatro Marília.

 

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

 

Projeto estratégico da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Circuito Municipal de Cultura tem como objetivo promover a descentralização e a democratização do acesso a uma ampla programação artístico-cultural, atendendo a todas as regionais, valorizando e fomentando a produção cultural local dos diversos territórios da cidade. O Circuito Municipal de Cultura oferece programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. São realizados shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação.

 

Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura mantém o compromisso de oferecer programação cultural plural, com atrações gratuitas para todas as faixas etárias, destacando a produção local em todos os seus territórios e manifestações. Ao longo destes anos, o Circuito já realizou 628 apresentações nos espaços públicos das nove regionais da cidade, alcançando um público de mais de 700 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 3.700 trabalhadores, entre artistas, Mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de Covid-19.

 

No ano de 2022, o Circuito realizou 145 ações, com público estimado em 25 mil pessoas. Foram mais de 400 artistas envolvidos nesse período e aproximadamente 500 agentes da cadeia produtiva contratados, com maior destaque para artistas e fornecedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

 

Serviço | Circuito Municipal de Cultura

 

Terça da Dança | “Reencontros de Improviso”
Quando. 13 de junho, terça-feira, às 19h
Onde. Teatro Marília (Avenida Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia)
Quanto. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados on-line na Sympla.

 

Terça da Dança | “A Marcha: Por nós mesmos”
Quando. 27 de junho, terça-feira, às 19h
Onde. Teatro Marília (Avenida Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia)
Quanto. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados on-line na Sympla.