Pular para o conteúdo principal

Idosos são foco de ações do Maio Amarelo da PBH nesta quarta-feira (14)
Divulgação/PBH

Idosos são foco de ações do Maio Amarelo da PBH nesta quarta-feira (14)

criado em - atualizado em


Com o crescimento da população idosa no Brasil, garantir a mobilidade segura e acessível para pessoas acima dos 60 anos tornou-se uma prioridade. Eles representam uma parcela significativa dos usuários do transporte público e dos pedestres nas cidades, mas também estão entre os mais vulneráveis em sinistros de trânsito.

Pensando nesse público, a Prefeitura de Belo Horizonte promove uma ação educativa nesta quarta-feira (14), às 9h, junto aos idosos atendidos pelo CRAS Novo Ouro Preto (Rua Geraldina Cândida de Jesus, 92 – Bairro Ouro Preto).

Eles participarão do programa Mobilidade Segura para Idosos como parte da campanha Maio Amarelo. A iniciativa inclui apresentações teatrais e palestras educativas conduzidas por educadores da empresa, que utilizam personagens e situações com as quais o público se identifica.

Entre os temas abordados estão a importância de atravessar sempre na faixa de pedestres, evitar o uso do celular ao cruzar ruas e utilizar passarelas quando disponíveis. Ainda durante a semana, haverá atividades no CRAS Petrópolis (R. Frederico Boy Prussiano, 137 - Petrópolis), nesta sexta-feira (16), às 14h. 

Outras ações ao longo da semana

Ainda na programação da semana, escolas municipais e estaduais estão tendo atividades de vivência lúdica sobre mobilidade urbana. Alunos do ensino fundamental recebem a “Caravana Ande Prevenido”. A atividade inclui uma apresentação teatral divertida e educativa, que trabalha temas como respeito, responsabilidade e segurança no trânsito de forma leve e dinâmica.

Já os mais novos participam do programa Noções de Mobilidade e Trânsito para a Educação Infantil. Outra iniciativa que acontece ao longo da semana é o programa “O Jovem e a Mobilidade”, voltado para estudantes do ensino médio, com encontros, palestras, debates, exibição de filmes e do Concurso de Vídeos “O Trânsito e o Valor da Vida”. A iniciativa busca conscientizar os jovens sobre a responsabilidade na construção de uma cidade mais segura e humana, estimulando atitudes de respeito e solidariedade no trânsito. 

Além disso, a equipe da BHTrans está ministrando palestras com os temas “Motopilotagem preventiva” e “Mobilidade, Segurança e Cidadania” para profissionais de diversas empresas da cidade. Todos os detalhes serão divulgados pelo portal da PBH ao longo de cada semana. 

Sobre os projetos educativos da PBH

A PBH, por meio da BHTrans, desenvolve diversos projetos educativos por meio do programa BHTrans Educa. Essas iniciativas visam promover a segurança viária e a mobilidade urbana sustentável, atuando com diferentes faixas etárias e públicos. Entre as iniciativas estão o projeto Noções de Mobilidade e Trânsito para a Educação Infantil, voltado para crianças de 4 a 5 anos; o Circo "Transitando Legal", com atividades lúdicas para crianças de 8 a 10 anos; a “Caravana Ande Prevenido”, que apresenta esquetes teatrais para adolescentes de 13 e 14 anos; e o Programa "O Jovem e a Mobilidade", que incentiva atitudes responsáveis em estudantes do ensino médio. As ações envolvem teatro, palestras, jogos e concursos, formando cidadãos mais conscientes e solidários no trânsito.