14 November 2024 -
Para garantir a segurança de pacientes e trabalhadores, o Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), de gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, conta agora com um posto avançado da Guarda Civil Municipal. A equipe, composta por 12 agentes, atua em três turnos, cobrindo as 24 horas diárias de funcionamento da instituição, que é a única da rede SUS-BH com esse tipo de estrutura.
O posto avançado tem acesso a todas as câmeras do complexo: o Hospital Odilon Behrens, a UPA HOB, a Unidade Hospital Nossa Senhora Aparecida, a Unidade Hospital Dia Cirúrgico, a Casa da Gestante e o Ambulatório de Especialidades Multiprofissional. Com isso, é possível a pronta resposta dos agentes a qualquer necessidade. Outra importante estratégia de segurança para o hospital é a atuação das equipes da Operação Sentinela que, se necessário, poderão auxiliar no atendimento das ocorrências.
A superintendente do Odilon Behrens, Taciana Malheiros, destaca a importância da unidade para a rede SUS-BH e agradeceu a parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção da capital. “A presença da Guarda Municipal está fundamentada na atribuição de proteção preventiva. Além da segurança aos trabalhadores e pacientes, esses profissionais também atuam na orientação, garantia de direitos e solução de conflitos”, ressaltou.
O inspetor Fernando Alonso afirmou que os agentes trabalharão de forma alinhada com a gestão, visando o fortalecimento da segurança e o bem-estar dos colaboradores e pacientes.
O Hospital Odilon Behrens é 100% SUS, conta com 521 leitos e cerca de 3,3 mil trabalhadores distribuídos em equipes multiprofissionais de várias especialidades médicas. A unidade atende situações de urgência e emergência e é porta aberta, ou seja, recebe os pacientes de forma espontânea e sem a necessidade de agendamento prévio.
Segurança na rede SUS-BH
Desde o ano passado a Guarda Civil Municipal atua de forma fixa nos 153 centros de saúde da capital, durante todo o período de funcionamento de cada unidade. A presença dos agentes nas 9 UPAs é mantida em tempo integral, durante as 24 horas de atendimento de cada uma delas.
Há, ainda, outras medidas complementares de segurança, como a Patrulha SUS, que existe desde março de 2018 e consiste em um patrulhamento preventivo especializado, feito em motos, voltado exclusivamente para as unidades de Saúde. Com uma frota de 40 motocicletas, que circulam sempre com dois agentes a bordo, cada uma, são feitas rondas de forma regionalizada.