7 November 2018 -

Homem detido após acionamento do Botão do Assédio teve prisão ratificada
criado em 07/11/2018 - atualizado em 18/07/2019 | 12:08
A prisão em flagrante do homem acusado de importunar sexualmente uma passageira da linha 3051 (Bairro Flávio Marques Lisboa / Savassi), efetuada por agentes da Guarda Municipal de Belo Horizonte (GMBH), no final da manhã desta quarta-feira, dia 7, após o motorista do coletivo acionar o Botão do Assédio, foi ratificada pela delegada da Polícia Civil que recebeu a ocorrência, na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher. Identificado como D.F.R, de 37 anos, o homem foi atuado por importunação sexual e seguiu para o Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp), da Gameleira.
A vítima, uma passageira de 51 anos, contou que estava seguindo viagem no ônibus, quando notou que o homem estava com o zíper da calça aberto, se masturbando. Revoltada, ela gritou e chamou a atenção dos demais passageiros para o fato. O motorista percebeu o que estava acontecendo e acionou o Botão do Assédio, seguindo as orientações recebidas durante o curso de capacitação realizado pelo Grupo Contra o Assédio Sexual a Mulheres no Transporte Público, composto por agentes femininas da Guarda Municipal e da BHTrans.
O episódio ocorreu quando o coletivo transitava pela avenida Úrsula Paulino, bairro Betânia, Regional Oeste da capital. A partir de então, a Transfácil (Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus de Belo Horizonte) utilizou o GPS para localizar o veículo e passar a informação ao Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH). A Guarda Municipal foi acionada e uma viatura seguiu para o local, fazendo a abordagem ao suspeito. Os guardas deram voz de prisão ao homem e o conduziram, junto com as testemunhas e a vítima, até a Delegacia de Mulheres.
Grupo Contra Assédio Sexual nos Coletivos faz abordagens educativas a passageiras do metrô com entrega de apitos e folhetos
A equipe de agentes femininas da Guarda Municipal de Belo Horizonte (GMBH) e da BHTrans que integram o Grupo Contra o Assédio Sexual a Mulheres no Transporte Público, estiveram na plataforma de embarque e desembarque do metrô, na Estação Central. Elas abordaram passageiras e entregaram apitos e folhetos educativos que marcam a campanha da Prefeitura contra a importunação sexual.
Pela manhã, das 9 às 11 horas, e na parte da tarde, entre 14 e 16 horas, a equipe permaneceu no local, agindo em parceria com agentes femininas de segurança ferroviária da CBTU para incentivar as mulheres a romperem o silêncio quando forem vítimas de assédio no transporte público.
Cerca de 200 apitos e folhetos foram entregues durante o embarque feito pelas agentes nos vagões. Na semana passada, uma ação semelhante foi realizada pelo grupo na Estação São Gabriel. Novas rodadas de distribuição serão agendadas nas próximas semanas.
Notícias Relacionadas
PBH emite mais de 1.480 autuações às empresas de ônibus por paralisação
19/01/2023 | 12:22
Guarda Municipal manterá reforço no patrulhamento do Centro da capital
18/01/2023 | 16:26
Guarda Municipal apresenta balanço das principais operações em 2022
17/01/2023 | 16:44