11 Abril 2025 -
A Unidade de Cuidados Intensivos Adulto (UCIA) do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), de gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, recebeu três selos em reconhecimento à excelência do cuidado prestado ao paciente crítico. Foram duas certificações na categoria UTI Top Performer e uma em UTI Eficiente. Para isso, a instituição passou por uma criteriosa análise de indicadores, como a avaliação da taxa de mortalidade e a utilização eficiente de recursos.
A premiação foi concedida pela Epimed Solutions, em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). No total, mais de 1,8 mil unidades foram avaliadas em todo o Brasil e apenas 530 conquistaram as certificações. Em Minas Gerais, entre os hospitais públicos, duas UTIs alcançaram o selo Top Performer – HOB e o Hospital das Clínicas da UFMG. Já em relação ao selo UTI Eficiente, foram três hospitais públicos agraciados no estado – HOB, Hospital Risoleta Tolentino Neves e Hospital Universitário Ciências Médicas.
“Receber esse reconhecimento significa que estamos no caminho certo, superando desafios e oferecendo uma assistência de qualidade. Mais do que um prêmio, ele simboliza o compromisso diário da nossa equipe com a vida”, afirmou a gerente da Linha de Cuidado Intensivo Adulto do HOB, Janice Caetano.
A conquista dos selos é resultado do processo iniciado com a unificação de quatro Centros de Terapia Intensiva do HOB, em dezembro de 2021. Desde então, foram implantados novos protocolos, feitas reuniões semanais entre equipes médicas, além de ações de educação continuada e melhorias na gestão de recursos.
“Essa certificação é fruto de um trabalho integrado, que envolve médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, equipe de apoio e gestores. O envolvimento de todos foi fundamental para alcançarmos esses resultados”, destacou o coordenador de apoio gerencial da unidade, Pablo Pimenta.
Compromisso com o cuidado
Os selos têm validade de um ano e exigem um compromisso contínuo com a qualidade assistencial. Para manter a certificação, a UTI do HOB seguirá investindo no monitoramento dos indicadores, capacitação das equipes, aprimoramento dos protocolos clínicos, e segurança assistencial dos pacientes.