Pular para o conteúdo principal

Estádio Independência
Divulgação/PBH

Guarda reforça combate a atuação de flanelinhas em jogos do Campeonato Mineiro

criado em - atualizado em

Para coibir a atividade ilegal dos flanelinhas, a Prefeitura de Belo Horizonte vai reforçar a equipe de agentes da Guarda Civil Municipal para atuar nos jogos do Campeonato Mineiro. Cerca de 50 guardas municipais atuarão nesta terça (7) e quarta-feira (8), jogos do Cruzeiro e Atlético, respectivamente, no estádio Independência. 

 

A atividade de flanelinha, que corresponde à cobrança indevida de taxa para estacionamento de veículos em área pública, é uma infração e pode se configurar em crimes tipificados como extorsão, constrangimento, ameaça ou até estelionato, de acordo com a situação. Para combater a prática, a Guarda realiza a Operação Flanelinha, que acontece em dias de jogos e eventos com grande concentração de público.

 

Criada em 2018, a Operação Flanelinha é a principal responsável por coibir tentativas de extorsão cometidas contra motoristas que estacionam os veículos em vias públicas. A Operação consiste no mapeamento, identificação e realização de ações que tem apresentado resultados satisfatórios e que comprovam o empenho e a eficiência da atuação da Guarda Municipal.

 

Em 2022, a corporação atuou em 50 jogos de futebol e em outros seis eventos com grande concentração de público, somando 768 abordagens a suspeitos, 14 ocorrências registradas e sete pessoas conduzidas a delegacias. Somente no último fim de semana de janeiro foram lavrados 20 Autos de Infração por prática de atividade irregular não licenciada em Belo Horizonte.

 

“A atuação da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte no combate à ação dos flanelinhas é importante para garantir a segurança da população e permitir que os cidadãos sejam capazes de se descontrair e se divertir em eventos e jogos de futebol”, explica o Supervisor Humberto Alves Santos.

 

A Guarda Municipal reforça que aqueles que identificarem a atuação ilegal, com ameaça explicita ou velada, podem realizar a denúncia por meio do telefone 156 pelo aplicativo PBH APP.