Pular para o conteúdo principal

Guarda Municipal controlando o Drone
Foto: Divulgação PBH

Guarda Municipal usará drone nas patrulhas do Carnaval

21/02/2020 | 16:33 | atualizado em 27/02/2020 | 17:01


Um drone será usado pela Prefeitura de Belo Horizonte, a partir desta sexta-feira, dia 21, para intensificar o patrulhamento realizado pela Guarda  Municipal durante os desfiles dos blocos de Carnaval. O equipamento foi adquirido pelo município e se soma a outros que utilizam da tecnologia como meio de fortalecer as ações de segurança para os foliões e preservação do patrimônio público.

O drone à disposição da Guarda Municipal foi denominado Guardião 1 e contará com um sistema de segurança dotado de sensores que previnem colisões e detectam obstáculos, além de possuir uma potente câmera que grava em qualidade 4k e FulHD.

O equipamento pesa 907 gramas, alcança a velocidade de 72 quilômetros por hora, atinge altura de seis quilômetros e tem a autonomia de voo de 30 minutos, com capacidade de cobrir uma distância de 16 quilômetros.

Os operadores do drone foram treinados por militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, sendo certificados pela Agência Nacional de Aviação Civil, (ANAC). 

De acordo com o Secretário Municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, o drone será uma importante ferramenta de apoio também para outros grandes eventos além do Carnaval, como jogos de futebol e shows que atraem público numeroso.

“O equipamento fará parte da rotina operacional de prevenção da Guarda também no combate às desordens públicas e no patrulhamento de áreas verdes da cidade”, acrescenta.


Últimas Notícias

Informativo sobre o Cornavírus em Belo Horizonte Prefeitura cadastra e divulga eventos on-line em tempos de Coronavírus

Os interessados em cadastrar eventos devem enviar as devidas informações e imagens de divulgação para agenda.belotur@pbh.gov.br.

27/03/2020 | 08:57
Informativo sobre o Cornavírus em Belo Horizonte Vacinação na Araujo será por distribuição de senhas nas drogarias

A marcação, que estava sendo feita por meio do site da Araujo, foi alterada devido à alta procura.

26/03/2020 | 18:00