Pular para o conteúdo principal

Guarda Municipal tem 197 novos agentes com formatura de 3ª turma de concursados
Adão de Souza/PBH

Guarda Municipal tem 197 novos agentes com formatura de 3ª turma de concursados

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte formou 197 novos guardas municipais da terceira turma de aprovados no concurso público regido pelo Edital 1/2019.  Foram diplomados 150 novos agentes masculinos e 47 de agentes femininas em cerimônia na noite dessa quarta-feira (3). Com o ingresso dessa terceira turma, a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte passa a ter um efetivo total de 2.490 agentes, sendo 2.319 homens e 171 mulheres. 

Os recém-diplomados cumpriram a carga horária de 1.200 horas/aula, prevista pela Matriz Curricular Nacional para Formação de Guardas Municipais da Secretaria Nacional Segurança Pública (SENASP).  Durante o Curso de Formação Técnico-Profissional de Guarda Civil Municipal eles tiveram aulas de Ética; Cidadania; Direitos Humanos; Segurança Pública e Defesa Social; Conhecimento do Espaço Urbano de Belo Horizonte; Conceitos de Violência, Crime e Controle Social; Desordem Pública; Uso Legal e Progressivo da Força; Preservação Ambiental; Atuação na Comunidade Escolar e em seu Entorno; Gerenciamento e Ordenamento do Trânsito; Noções de Primeiros Socorros e Defesa Pessoal, entre outros temas. 

A primeira turma, composta por 134 agentes, concluiu o curso de formação em março de 2023, sendo incorporada ao efetivo. Já o segundo grupo teve 165 integrantes. Eles foram diplomados em outubro daquele mesmo ano e também assumiram os postos, imediatamente. 

Para o comandante da Guarda Municipal, Júlio Cesar Pereira de Freitas, os novos agentes que ingressam agora, encontram uma instituição madura, eficiente e que conquistou seu lugar, tornando-se imprescindível, apta a somar esforços com as demais forças de segurança pública que atuam na capital. “Após serem diplomados os novos guardas municipais passam a atuar nas ruas, praças, escolas municipais, unidades de Saúde e demais equipamentos da Prefeitura, garantindo a segurança dos cidadãos e a preservação do patrimônio público, por meio de rondas preventivas a pé ou motorizadas”, enumera. 

O secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, acrescenta que é atribuição dos guardas municipais também combater a desordem urbana, fiscalizar o cumprimento das leis de trânsito, coibir a ocupação irregular do espaço público e apoiar as equipes da fiscalização em situações que representem risco à integridade física dos servidores. 

“A Guarda Civil Municipal se firma como instituição capaz de garantir espaços urbanos mais seguros, realizando ações que tornam a capital em local menos propício para a ação de criminosos e mais organizada e cumpridora das leis municipais de uso do espaço público”, avalia.