Pular para o conteúdo principal

Dois homens palestram ao lado de projetor.
Foto: Divulgação PBH

Guarda Municipal promove debate com especialista em Segurança Bancária

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, por meio da Guarda Municipal de Belo Horizonte, promoveu uma rodada de debates tendo como mediador e convidado o especialista em Segurança de Agências Bancárias, Clodoaldo Monteiro de Araújo. O evento aconteceu na quinta-feira, dia 25 de abril, no auditório do Centro Universitário Universus Véritas, na rua Diamantina, bairro Lagoinha.

 

Participaram do encontro aproximadamente 50 guardas municipais que, das 9h às 12h, solicitaram ao especialista informações sobre como agir preventivamente contra a ação de quadrilhas que atuam dentro e fora de instituições financeiras.

 

Clodoaldo alertou os agentes com relação aos principais financiadores desse tipo de quadrilha e destacou as modalidades mais comuns de crimes praticados pelos grupos, como a que ficou popularmente conhecida como “saidinha de banco”, caracterizada pelo monitoramento e roubo de pessoas que sacam altas quantias em dinheiro diretamente nos caixas. Ações mais ousadas, como os assaltos com reféns e as explosões de caixas eletrônicos, também foram listadas.

 

A qualificação teve como objetivo capacitar os agentes participantes a serem multiplicadores para os demais guardas municipais sobre os diversos modos de atuação preventiva que podem ser adotados nas imediações de agências bancárias. Entre eles, a identificação de potenciais suspeitos, a avaliação de comportamentos, a verificação de veículos e ainda as formas de acolhimento e proteção e apoio às vítimas das ações criminosas.