Pular para o conteúdo principal

Imagem gráfica amarela e preto com texto "Setembro Amarelo"

Guarda Municipal participa de Seminário de Prevenção à Depressão

criado em - atualizado em

 

Cerca de 150 servidores da Guarda Municipal de Belo Horizonte participaram do “Seminário de Prevenção à Depressão e ao Suicídio”, realizado pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), nesta sexta-feira, dia 28, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, marcando o encerramento do Setembro Amarelo.
 

O evento foi organizado pela Diretoria de Saúde do Trabalhador (DSAT) e pelo Núcleo de Apoio ao Guarda Municipal (NAAG) e integra a programação do mês em que diferentes organizações, sobretudo ligadas à área da Saúde, se unem para sensibilizar e alertar a população sobre a importância de debater o tema como forma de prevenção contra a prática do ato extremo de colocar um fim à própria vida.
 

A abertura do seminário contou com uma apresentação teatral do grupo Guardiões do Riso, composto por guardas municipais que realizam visitas em hospitais para levar momentos de diversão e descontração a crianças, jovens e idosos doentes. Eles apresentaram uma performance destacando a importância de que cada pessoa busque auxílio para superar a tristeza e os problemas do cotidiano.
 

Os especialistas Éser Pacheco, doutor em psicossociologia e professor titular de Psicologia Existencial e Humanista da PUC Minas, e Bruno Curcino Hanke, psicanalista e mestre em psicologia pela UFMG, foram os palestrantes convidados. Eles participaram de uma mesa redonda sobre as diversas ações de prevenção ao suicídio e à depressão existentes, tendo a diretora do DSAT, Stella Deusa, como mediadora.
 

Segundo Éser Pacheco, qualquer pessoa pode passar por momentos difíceis ou por sofrimentos súbitos, como a perda de um ente querido, problemas no campo sentimental ou financeiro. “Todos estamos expostos a problemas que podem nos desestabilizar, e nesse momento é importante buscar apoio e acompanhamento”, enfatizou.

 

Cuidando de quem cuida

O Seminário de Prevenção ao Suicídio encerrou a série de atividades voltadas para os servidores da Guarda Municipal que foram realizadas durante todo o mês de setembro pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção. O secretário Genilson Zeferino destacou a importância da existência de setores como o da Diretoria de Saúde do Trabalhador (DSAT) e do Núcleo de Apoio ao Guarda Municipal nas instituições. “O trabalho desenvolvido por nossas equipes de prevenção à saúde do trabalhador são importantíssimos para manter a excelência no serviço prestado pela Guarda Municipal. Destaca nosso cuidado em cuidar bem de quem cuida da cidade”, concluiu. Uma exposição de trabalhos artísticos feitos pelos próprios agentes e a apresentação da Banda Show da Guarda Municipal encerraram o evento.