Pular para o conteúdo principal

Guarda Municipal participa de atividades da Semana Nacional do Trânsito
Foto: Divulgação/PBH

Guarda Municipal participa de atividades da Semana Nacional do Trânsito

criado em - atualizado em

A Semana Nacional do Trânsito é o tema de uma série de atividades educativas que vêm sendo realizadas pela Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), na capital. Na manhã desta sexta-feira (23), o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro, serviu de palco para a simulação de uma série de situações onde alunos da rede municipal puderam aprender dicas de autoproteção no trânsito. 

Estabelecida no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para a realização de ações educativas e preventivas voltadas para a segurança no trânsito, a Semana Nacional do Trânsito, este ano, ocorre de 18 a 25 de setembro. Os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a participar de iniciativas de mobilização que visam estimular a conscientização da sociedade para a importância da segurança no trânsito. 

A Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação estão apresentando aos alunos as regras de trânsito, para desenvolver neles o senso de responsabilidade, instruindo-os, assim, a colaborarem com um trânsito mais responsável e seguro. Em uma das atividades realizadas no Parque Municipal, os estudantes usaram velocípedes para simular a circulação em uma via pública, enquanto os guardas apresentavam as placas de sinalização e explicavam as regras de trânsito. 


Mais ações 
Neste sábado (24), a Guarda Municipal irá realizar, no Parque Municipal, nova rodada da atividade educativa para o trânsito voltada para crianças. De acordo com o inspetor João Marinho, coordenador do Grupamento de Trânsito da Guarda Municipal, ao orientar os jovens sobre a importância da educação no trânsito, a corporação está contribuindo para a formação de motoristas mais conscientes, no futuro. “As crianças e os adolescentes serão os motoristas de amanhã e essa qualificação é importante para formar um senso coletivo de respeito às regras, que resultará em um trânsito mais seguro”, explica.