11 Abril 2019 -
Os agentes da Guarda Municipal de Belo Horizonte que integram a Patrulha Escolar realizaram uma rodada de palestras sobre a importância do respeito e da sensibilidade na convivência escolar para os alunos da Escola Municipal Jonas Barcellos Correa, bairro Petrópolis, região do Barreiro. A atividade, desenvolvida durante quatro dias, mudou a rotina dos estudantes, funcionários e da comunidade que vive nas imediações da unidade de ensino.
De acordo com a vice-diretora Alessandra Souza Gil Salazar, desde a manhã da segunda-feira, dia 8, até esta quinta-feira, dia 11, quando o programa está sendo concluído, o clima tem sido de festa, harmonia e união entre os 900 alunos, com faixa etária entre 6 e 14 anos, que frequentam os turnos da manhã e da tarde, reafirmando o sucesso da parceria estabelecida com os agentes da Guarda Municipal.
Para o guarda municipal Gilmar Barbosa, que participou das atividades, a adoção de linguagens distintas para cada público foi fundamental para o sucesso do evento. “Para os adolescentes do turno da manhã, que frequentam o Fundamental II, nossas palestras tiveram como tema o combate à violência escolar e ao bullying”, destacou.
Já no período da tarde, as mascotes que simbolizam a corporação surgiam em brincadeiras que enfatizavam a importância da adoção das “palavras mágicas” no dia a dia dos alunos do Ensino Fundamental I, com idade entre 6 e 10 anos. “Muito gratificante vê-los valorizar a importância de dizer obrigado, me desculpe, com licença, bom dia, boa tarde e até amanhã, por exemplo”, descreveu Gilmar Barbosa.
A Patrulha Escolar atua na prevenção da violência e da criminalidade na escola e orienta ações de segurança no entorno das unidades de ensino, em uma parceria das secretarias municipais de Educação e Segurança, dentro do Programa de Prevenção à Violência nas Escolas. O grupo realiza ações preventivas como rodas de conversa, palestras e seminários em toda a rede do Município.