25 January 2023 -

Foto: Dirceu Lopes
Guarda Municipal integra plataforma de segurança do Ministério da Justiça
criado em 25/01/2023 - atualizado em 25/01/2023 | 16:15
A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte começou a usar o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Sinesp CAD, plataforma do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que promove a automatização e a melhoria no atendimento e despacho de ocorrências. A ferramenta começou a ser utilizada nessa terça-feira (24), após encontro do comando da Guarda com Representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública e outras autoridades do setor da Segurança Pública.
Na avaliação do comando da Guarda, o novo sistema proporcionará a integração, qualificação e agilização do trabalho da Guarda Municipal em Belo Horizonte, facilitando assim a atuação dos agentes na defesa dos direitos dos cidadãos e na proteção preventiva municipal.
A ferramenta faz parte do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e algumas de suas vantagens são a integração da GCMBH com agências de segurança estaduais e nacionais e o acesso ao banco nacional de dados de segurança, o que possibilita consultas operacionais, investigativas e estratégicas para a manutenção da segurança do município. Permite ainda que os guardas municipais usem o aplicativo Sinesp Agente de Campo nos tablets acoplados nas viaturas, para consulta e registro de incidentes, ocorrências, mandados de prisão e o monitoramento de veículos em tempo real.
Notícias Relacionadas
Guarda Municipal dá dicas de segurança e de autoproteção para os foliões
03/02/2023 | 10:43
Seminário discute acompanhamento de usuários de drogas em cenas de uso
02/02/2023 | 14:57
Prefeitura declara aberto o Carnaval de Belo Horizonte
01/02/2023 | 15:39