Pular para o conteúdo principal

Guarda Municipal integra plataforma de segurança do Ministério da Justiça
Foto: Dirceu Lopes

Guarda Municipal integra plataforma de segurança do Ministério da Justiça

criado em - atualizado em

 A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte começou a usar o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Sinesp CAD, plataforma do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que promove a automatização e a melhoria no atendimento e despacho de ocorrências. A ferramenta começou a ser utilizada nessa terça-feira (24), após encontro do comando da Guarda com Representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública e outras autoridades do setor da Segurança Pública.

Na avaliação do comando da Guarda, o novo sistema proporcionará a integração, qualificação e agilização do trabalho da Guarda Municipal em Belo Horizonte, facilitando assim a atuação dos agentes na defesa dos direitos dos cidadãos e na proteção preventiva municipal. 

A ferramenta faz parte do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e algumas de suas vantagens são a integração da GCMBH com agências de segurança estaduais e nacionais e o acesso ao banco nacional de dados de segurança, o que possibilita consultas operacionais, investigativas e estratégicas para a manutenção da segurança do município. Permite ainda que os guardas municipais usem o aplicativo Sinesp Agente de Campo nos tablets acoplados nas viaturas, para consulta e registro de incidentes, ocorrências, mandados de prisão e o monitoramento de veículos em tempo real.