Pular para o conteúdo principal

Guarda Municipal ganha 163 agentes, com formatura de 2ª turma de aprovados
Divulgação/PBH

Guarda Municipal ganha 163 agentes, com formatura de 2ª turma de aprovados

criado em - atualizado em

Mais 163 novos agentes passam a integrar o efetivo da Guarda Municipal de Belo Horizonte com a formatura da segunda turma de aprovados no concurso público regido pelo Edital 01/2019. A formatura dos 133 homens e 30 mulheres é nesta sexta-feira (20), após terem concluído o Curso de Formação Técnico-Profissional. A solenidade de diplomação será às 19h no ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-BH), Bairro Garças, na Região da Pampulha.

Com o ingresso das duas turmas, a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte passa a ter um efetivo de 2.306 agentes, sendo 2.182 homens e 124 mulheres. Uma terceira turma de aprovados irá iniciar o Curso de Formação Técnico-Profissional em novembro.

A formatura da primeira turma, com 135 novos agentes, foi em março deste ano. A preparação para integrar a Guarda Municipal tem carga horária de 1.200 horas/aula, previstas na Matriz Curricular Nacional para Formação de Guardas Municipais da Secretaria Nacional Segurança Pública (SENASP).

Para o comandante da Guarda Municipal, Júlio César Pereira de Freitas, cada avanço obtido pela corporação reaviva a memória de como tudo começou. “Iniciamos nossas atividades em 2003, com um efetivo de 200 agentes. Temos orgulho de constatar o quanto crescemos em número e em experiência, nestes 20 anos. Os novos agentes que ingressam agora, encontram uma instituição madura, eficiente e que conquistou seu lugar, tornando-se imprescindível, apta a somar esforços com as demais forças de segurança pública que atuam na capital”, destaca.

Sensação de segurança

Após serem diplomados os novos guardas municipais passam a atuar nas ruas, praças, escolas municipais, unidades de Saúde e demais equipamentos da Prefeitura de Belo Horizonte, garantindo a segurança dos cidadãos e a preservação do patrimônio público, por meio de rondas preventivas a pé ou motorizadas. É atribuição dos guardas municipais também combater a desordem urbana, fiscalizar o cumprimento das leis de trânsito, coibir a ocupação irregular do espaço público e apoiar as equipes da fiscalização em situações que representem risco à integridade física dos servidores.

De acordo com o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, com a formatura da segunda turma, a Prefeitura avança mais uma vez para o aumento da sensação de segurança da população da cidade.  “Cada vez mais a Guarda Municipal se firma como instituição capaz de garantir espaços urbanos mais seguros, assumindo um papel que nenhuma outra ocupava neste sentido.  Realizando ações que tornam a capital em local menos propício para a ação de criminosos e mais organizada e cumpridora das leis municipais de uso do espaço público”, avalia.

Assim como a primeira turma, durante o Curso de Formação Técnico-Profissional de Guarda Civil Municipal os recém-diplomados tiveram aulas de Ética; Cidadania; Direitos Humanos; Segurança Pública e Defesa Social; Conhecimento do Espaço Urbano de Belo Horizonte; Conceitos de Violência, Crime e Controle Social; Desordem Pública; Uso Legal e Progressivo da Força; Preservação Ambiental; Atuação na Comunidade Escolar e em seu Entorno; Gerenciamento e Ordenamento do Trânsito; Noções de Primeiros Socorros e Defesa Pessoal, entre outros temas.

O concurso ofereceu 500 vagas para o cargo de guarda civil municipal. A composição de novas turmas de aprovados ocorrerá de forma sucessiva, até que todas as vagas sejam preenchidas. A Prefeitura destaca que todas as informações oficiais relacionadas ao Concurso 001/2019 são publicadas no Diário Oficial do Município (DOM). O acompanhamento por parte dos interessados deve ser realizado exclusivamente por meio de consultas ao DOM.