Pular para o conteúdo principal

Guardas fechando vias durante as chuvas.
Foto: Divulgação PBH

Guarda Municipal atuou em mais de cem ações desde o início das fortes chuvas

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção segue disponibilizando parte do efetivo da Guarda Civil Municipal para atuar nas ações de diminuição dos efeitos das chuvas. De quinta-feira, dia 23, até sábado, dia 25, as atuações totalizaram 119 empenhos. O efetivo cedido diariamente para o plano emergencial, colocado em prática pela Prefeitura de Belo Horizonte, é de 300 guardas civis municipais, distribuídos em 60 viaturas de quatro rodas e em 22 motos.

 

Os agentes ficam encarregados de auxiliar no bloqueio de vias localizadas em áreas sob risco de alagamento, além garantir a integridade das máquinas que estão estrategicamente distribuídos por onze pontos da cidade. A corporação também tem agentes cedidos para atuar diretamente sob o comando da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil.

 

O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) tem sido a porta de entrada de informações, sendo também o local de onde saem decisões estabelecidas de forma conjunta pelos gestores das diferentes áreas. São 1.800 câmeras distribuídas estrategicamente pela cidade e equipes de plantonistas de 13 instituições públicas municipais, estaduais e privada.

 

 A Guarda Civil Municipal teve, ainda, a participação direta em pelo menos 30 dessas ocorrências integradas atendidas no período. Até sábado, dia 25, um total de 112 intervenções em conjunto com outras instituições foram coordenadas pelo COP-BH. Todas elas relacionadas às chuvas.

 

A maioria dos casos atendidos foram de deslizamentos de encostas e quedas parciais de edificações, seguido de ocorrências de quedas de árvores ou galhos. As demais situações envolviam problemas na rede elétrica e obstruções de ruas.